Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

ÁREA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: FARMACOBOTÂNICA E FRAMACOGNOSIA

Código: 40-961

Carga Horária: 60h

Nº de Créditos: 04

 

EMENTA

Introdução e conceitos da botânica aplicada à farmácia. Coleta e herborização de plantas de interesse farmacêutico. Métodos de análise farmacognóstico visando a caracterização botânica e química. Análise e controle da qualidade de drogas vegetais contendo os principais metabólitos secundários de interesse farmacêutico. Desenvolvimento tecnológico de produtos farmacêutico a partir de produtos naturais

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a atuação em todo o ciclo da promoção e uso racional de plantas medicinais e seus produtos de transformação.

 

CONTEÚDO CURRICULARES

Introdução: principais conceitos e a biodiversidade no Brasil;

Legislação ambiental, história e cultura afro brasileira e indígena aplicada a farmacognosia;

Anatomia vegetal de importância farmacêutica, classificação taxonômica e designação científica das plantas de interesse farmacêutico;

Coleta, herborização, identificação, estabilização e conservação de plantas;

Bioprocessos inovadores para a produção de metabólitos ativos de plantas;

Avaliação da eficácia e segurança de produtos naturais;

Análise fitoquímica: métodos de extração, purificação, isolamento e elucidação fitoquímica;

Qualidade de insumos farmacêuticos ativos de origem natural;

Desenvolvimento tecnológico de produtos farmacêutico a partir de produtos naturais;

Fitoterápicos: conceito e legislação vigente. Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Farmácias Vivas.

Plantas tóxicas: conceito, prevenção e tratamento de acidentes com plantas tóxicas, plantas tóxicas mais comuns no Brasil, toxicidade de plantas medicinais

Cuidados farmacêuticos voltado à atenção da saúde do indivíduo e da comunidade sobre plantas medicinais e fitoterápicos ao contexto social, cultural e histórico

Promover educação em saúde através de ações extensionistas na área da Farmacobotânica e Farmacognosia

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

BRASIL. Ministério da Saúde. COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA

BRASILEIRA. Farmacopéia brasileira: São Paulo: Atheneu, 2000.

OLIVEIRA, Fernando de; AKISUE, Gokithi; AKISUE, Maria Kubota. Farmacognosia. São Paulo: Atheneu, 1998

SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira (Org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 3 e 6. ed. Porto Alegre: UFRGS, 1999, 2001 e 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BRUNETON, Jean. Elementos de fitoquimica y de farmacognosia. Zaragoza, Espanha: Acribia, 1991.

COSTA, Aloisio Fernandes. Farmacognosia. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001 e 2002.

DUARTE, Dorivaldo. Compêndio terapêutico homeopático: medicação dinâmica. São Paulo: Santos, 1998.

FONTES, Olney Leite. Farmácia homeopática: teoria e prática. São Paulo: Manole, 2001. YUNES, Rosendo Augusto; CALIXTO, João Batista (Ed.). Plantas medicinais sob a ótica da química medicinal moderna: métodos de estudo fitoterápicos e fitofármacos, biotecnologia, patente. Chapecó: Argos, 2001.

Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, a qual altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro Brasileira e Indígena”.

Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a “Educação Ambiental”.