Plano de Ensino

Farmácia

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-706 - TOXICOLOGIA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 45 - P 15)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Introdução à toxicologia, toxicocinética, toxicodinâmica, avaliação toxicológica, toxicologia social e de medicamentos, toxicologia ocupacional, toxicologia dos alimentos, toxicologia ambiental e toxicologia forense.

 

OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento, habilidades e atitudes para a compreensão da toxicologia social e de medicamentos, ambiental, dos alimentos e ocupacional.  

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução ao estudo da toxicologia: histórico, conceito, objetivo, divisão, importância, finalidade, áreas e aspectos da toxicologia.

Toxicocinética: absorção, distribuição, excreção e biotransformação de tóxicos. Toxicodinâmica: mecanismos gerais de toxicidade.

Avaliação toxicológica: conceito, relação dose-resposta, testes toxicológicos, toxicidade aguda e crônica, efeitos carcinogênicos, mutagênicos e teratogênicos. Toxicologia dos radicais livres, principais radicais livres, formação dos radicais livres, mecanismo de ação, principais patologias atribuídas aos radicais livres, antioxidantes.

Toxicologia social e de medicamentos: monitorização terapêutica, intoxicações por medicamentos, divisão por idade e classe terapêutica, noções e conceitos em farmacodependência, fármacos e drogas que causam dependência, potencial de abuso e tolerância. Opiáceos e opioides, estimulantes do SNC, barbitúricos e benzodiazepínicos, analgésicos e antiinflamatórios, etanol, inalantes, tabaco, canabis, alucinógenos e dopagem no esporte.

Toxicologia de alimentos: padrões de segurança, principais contaminantes, arsênico, chumbo, cádmio, mercúrio, micotoxinas, praguicidas.

Toxicologia ocupacional: monitorização ambiental e biológica; principais contaminantes do ambiente de trabalho, toxicologia de metais, agentes metemoglobinizantes, solventes orgânicos.

Toxicologia Ambiental: Ecotoxicologia, Legislação ambiental vigente.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003 e 2010.

OGA, Seizi. Fundamentos de toxicologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2003.

OGA, Seizi. Fundamentos de toxicologia. São Paulo: Atheneu, 1996.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GRAEFF, Frederico Guilherme. Fundamentos de psicofarmacologia. São Paulo: Atheneu, 2000.

MOFFAT, A. C (Coord.). Clarke's isolation and identification of drugs: in pharmaceuticals, body fluids, and post-mortem material. 2. ed. Londres: The Pharmaceutical Press, 1986.

MOREAU, Regina Lúcia de Moraes; SIQUEIRA, Maria Elisa Pereira Bastos de. Toxicologia analítica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

OLIVEIRA, Fernanda Arboite de; OLIVEIRA, Florencia Cladera. Toxicologia experimental de alimentos. Porto Alegre: Sulina, 2010.

RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentadapelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a “Educação Ambiental”.