Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-666 – ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Introdução conceitual. Políticas Públicas de Medicamentos. Ciclo da assistência farmacêutica. Componentes da Assistência Farmacêutica. Farmacoeconomia aplicada à assistência farmacêutica. Sistemas de Informação em Assistência Farmacêutica e Farmacovigilância.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a prática da assistência farmacêutica.

 

CONTEÚDO CURRICULARES

Introdução conceitual: assistência farmacêutica, atenção farmacêutica, direito à saúde e acesso universal a medicamentos essenciais;

Política nacional de medicamentos;

Política nacional de assistência farmacêutica;

Assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde;

Gestão da assistência farmacêutica;

Ciclo da assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição, prescrição e dispensação de medicamentos e correlatos. Formas de armazenamento e controle de estoque (curva ABC).

Financiamento da Assistência Farmacêutica. Componentes da Assistência Farmacêutica: básico, estratégico, especializado e excepcionais. Judicialização de medicamentos e correlatos.

Sistemas de Informação em Assistência Farmacêutica.

Dispensação: atuação clínica do farmacêutico. Farmacovigilância.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA. A organização jurídica da profissão farmacêutica. 3. ed.; rev. e atual. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

CONSELHOREGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Manual do farmacêutico: código de ética. Porto Alegre: CRFRS, 2009.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Brasil). Assistência farmacêutica no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007. (Progestores. Para Entender a Gestão do SUS 7)

SANTOS, Jaldo de Souza (Coord.). Como montar uma Farmácia Comunitária: enfoque na Assistência Farmacêutica. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BARTOLO, Alice Teixeira; CUNHA, Bruno Carlos de Almeida. Assistência Farmacêutica: Lei 5991/73 - Anotada e Comentada. São Paulo: Atheneu, EDUSP, 1989.

BERMUDEZ, Jorge et al. O acordo trips da OMC e a proteção patentária no Brasil: mudanças recentes e implicações para a produção local e o acesso da população aos medicamentos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.

DURAND, Guy. A bioética: natureza, princípios, objetivos. São Paulo: Paulus, 1995. 102 p. (Nova Coleção Ética)

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Medicamentos genéricos. 2. ed., rev. e atual. Porto Alegre: CRFRS, 2000.

ZUBIOLI, Arnaldo. Profissão: farmacêutico: E agora?. Curitiba: Lovise, 1992.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Brasil). Assistência farmacêutica no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007. (Progestores. Para Entender a Gestão do SUS 7)