Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

40-507 TRABALHO DE GRADUAÇÃO I

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Elaboração do projeto do trabalho de graduação, tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com a investigação no decorrer do trabalho.

 

OBJETIVO GERAL

Promover a atitude investigativa, empreendedora e inovadora para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa interdisciplinar a partir dos conhecimentos construídos durante o Curso de Farmácia.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Método, metodologia e técnicas de investigação científica

Estrutura de um trabalho de pesquisa científico.

Detalhamento da estrutura do projeto de pesquisa:

Elementos pré-textuais: capa, folha de rosto; resumo e sumário.

Elementos textuais: introdução e/ou justificativa, revisão bibliográfica, objetivos, material e métodos, orçamento; cronograma e referências bibliográficas.

Elementos pós-textuais: anexos e apêndices.

 

METODOLOGIA

Durante o semestre, o aluno desenvolverá o projeto de pesquisa com a orientação do professor da disciplina, acompanhado de um professor orientador do curso, indicado pelo acadêmico, da área de conhecimento do assunto escolhido por esse.

 

AVALIAÇÃO

Conforme o Regulamento das Disciplinas de Trabalho de Graduação I e II, a avaliação da disciplina de Trabalho de Graduação I será realizada por uma banca presidida pelo professor orientador, a qual avaliará o Projeto de Trabalho de Graduação elaborado no decorrer do 8º semestre, na disciplina de Trabalho de Graduação I.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 2012

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. - [3. Rempr.]. – São Paulo: Atlas, 2019. [Biblioteca digital]

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BARREIRO, Eliezer J.; FRAGA, Carlos Alberto Manssour. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BECKER, Fernando; FARINA, Sérgio; SCHEID, Urbano. Apresentação de trabalhos escolares. 18. ed. Porto Alegre: Multilivro, 1997.

GRIGOLLI, Ana A. Gomes. Metodologia do trabalho científico e recursos informacionais na área da saúde. São Paulo: Santos, 2008.

GALLIANO, A. Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra, 1979. LUCKESI, Cipriano. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998.