Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-101 - INTRODUÇÃO À FARMÁCIA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

A origem e a história da profissão farmacêutica. Estrutura curricular do curso de Farmácia. Características e atribuições profissionais do Farmacêutico. Ética, legislação e função social do farmacêutico. Entidades de classe. Experiências de profissionais farmacêuticos de diferentes áreas.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos discentes conhecimentos e habilidades para a compreensão do profissional farmacêutico nas diversas áreas de atuação e seu papel na sociedade.

 

CONTEÚDO CURRICULARES

A origem e a história da profissão farmacêutica;

Estrutura curricular do curso de farmácia;

Habilidades e atitudes do farmacêutico como profissional atuante em prol do cuidado à saúde do indivíduo, da família e da comunidade

Atribuições do profissional farmacêutico nas diferentes áreas de atuação;

Funções e organização do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Farmácias;

Entidades atuantes da classe farmacêutica: Associação e Sindicato.

O código de ética da profissão farmacêutica.

Visitas orientadas a locais de atuação do profissional farmacêuticos contextualizando a sua inserção no mundo do trabalho

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Segundo a Lei 1.134/2016, esta disciplina será ministrada no formato híbrido conforme descrição no PPC.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

FONSECA, Almir L. (Dir.). Dicionário de especialidades farmacêuticas. 41. ed. Rio de Janeiro: Publicações Científicas, 2012, 2010, 2009 e 2007.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO GRANDE DO SUL. Manual do farmacêutico: código de ética. Porto Alegre: CRFRS, 2009.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 e 2010.

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BÉNICHOU, Christian (Et al.). Guia prático de farmacovigilância: detectar e prevenir os efeitos indesejáveis dos medicamentos. 2. ed. São Paulo: Andrei, 1999.

BONFIM, José Ruben de Alcântara; MERCUCCI, Vera Lucia (Org.). A construção da política de medicamentos. São Paulo: Hucitec, Sociedade Brasileira de Vigilância de Medicamentos, 1997. SANTOS, Jaldo de Souza (Coord.). Como montar uma Farmácia Comunitária: enfoque na Assistência Farmacêutica. Brasília: Conselho Federal de Farmácia, 2001.

GENNARO, Alfonso R. Remington: the science and practice of pharmacy. 20 ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2000.

KATZUNG, Bertram G. Farmacologia básica e clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010 e 2003.