Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: Bioquímica Geral I

Código: 20.403

Carga Horária: 60 horas (45 Teórica/ 15 Prática)

Créditos: 04

 

1. EMENTA

Aminoácidos e peptídeos: estrutura e função de proteínas. Enzimologia. Estrutura e função de carboidratos, lipídeos e nucleotídeos. pH e tampões. Oxidações biológicas. Bioquímica da respiração. Principais vias do catabolismo e anabolismo. Estado alimentado e jejum.

 

2. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral:

Explicar e relacionar a estrutura e função de substâncias orgânicas e inorgânicas nos organismos vivos, destacando fenômenos bioquímicos e associando-os com eventos biológicos e fisiológicos essenciais para a formação do profissional da área da saúde.

 

2.2. Objetivos específicos:

Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:

Aplicar bases bioquímicas na estrutura e funcionamento celular.

Compreender o metabolismo energético e sua regulação, relacionando com fenômenos fisiológicos.

Conhecer as principais vias do catabolismo e anabolismo nos estados alimentado e jejum.

Aplicar os princípios bioquímicos na leitura de artigos técnico-científicos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

  1. Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos e proteínas
  2. Enzimologia
  3. Estrutura e função de carboidratos, lipídeos e nucleotídeos
  4. Bioquímica de membranas
  5. pH e tampões
  6. Bioenergética
  7. Fosforilação oxidativa mitocondrial e sua regulação
  8. Ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs) e sua regulação
  9. Bioquímica da respiração
  10. Visão geral do catabolismo de carboidratos, lipídeos e aminoácidos
  11. Visão geral do anabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas
  12. Estado alimentado e jejum

 

4. METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com uso de mídia digital e lousa, aulas práticas, estudos de casos, trabalhos individuais e/ou em grupos.

 

5. avaliação

A avaliação será realizada através da discussão de artigos científicos e/ou casos clínicos, bem como de provas teóricas e relatórios de aulas práticas, focando no aprendizado dos alunos relativo às habilidades e competências desenvolvidas ao longo da disciplina. Também será avaliada a participação do aluno em sala de aula e seu desempenho nas aulas práticas.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Câmpus de Erechim

HARVEY, Richard A; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. São Paulo: Cengage Learning, 2011, 2008.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Câmpus de Erechim

BERG, Jeremy Mark; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, 2010, 2008. (11)

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

RIEGEL, Romeo Ernesto. Bioquímica. 3. ed. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012, 2001. (22)

STRYER, Lubert. Biochemistry. 4. ed. New York: W. H. Freeman and Company, 1999.

VOET, Donald; VOET, Judith G; PRATT, Charlotte W. Fundamentos de bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2013, 2008, 2002. (11)