Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO: Ciências Exatas e da Terra

10-143 - QUÍMICA ANALÍTICA

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 30 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Introdução à química analítica e etapas da marcha analítica, cinética e equilíbrio químico, análise gravimétrica e volumétrica.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a realização de métodos qualitativos e quantitativos, tratamento e interpretação de dados.

 

CONTEÚDO CURRICULARES

Definição, evolução, objetivos e aplicações da Química analítica.

Etapas de uma marcha analítica: amostragem, preparação de amostra e análise.

Erros, precisão, exatidão, reprodutibilidade, repetibilidade.

Equilíbrio Químico: Equilíbrio ácido-base, Equilíbrio de precipitação, Equilíbrio de Complexação e Equilíbrio de oxidação-redução.

Análise Gravimétrica.

Análise volumétrica, volumetria de neutralização, volumetria de precipitação, volumetria de complexação e volumetria de oxidação-redução.

Química ambiental: Legislação ambiental vigente.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HARRIS, Daniel C. Análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. MENDHAM, J. Vogel análise química quantitativa. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002 OHLWEILER, Otto Alcides. Química analítica quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 1974.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ATKINS, P. W; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007

BACCAN, Nivaldo. Química analítica quantitativa elementar. 2. ed., rev. e amp. São Paulo: Edgard Blücher, 2000.

KOTZ, John C.; TREICHEL JUNIOR, Paul. Química e reações químicas. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

KRUG, Francisco José (Coord). Métodos de preparo de amostras: fundamentos sobre preparo de amostras orgânicas e inorgânicas para análise elementar. Piracicaba: F. J. Krug, 2008.

VAITSMAN, Delmo Santiago; BITTENCOURT, Olymar Augusto. Ensaios químicos qualitativos.

Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, que dispõe especificamente sobre a “Educação Ambiental”.