Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

10-140 – CÁLCULOS FARMACÊUTICOS

DEPARTAMENTO: Ciências Exatas e da Terra

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Cálculos relacionados à manipulação de formulações (cálculos de doses, diluição e concentração). Funções e suas aplicações. Representações de dados em gráficos e suas interpretações.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver os conceitos da matemática básica, bem como os conceitos e aplicações de funções na área farmacêutica.

 

CONTEÚDO CURRICULARES

Razão, algumas razões especiais;

Proporção, propriedade fundamental das proporções;

Porcentagem;

Grandezas diretamente e inversamente proporcionais;

Regra de três simples e composta;

Sistemas de pesos e medidas; Transformações de unidades de medidas;

Volumes.

Funções: função do primeiro grau, função do segundo grau, função exponencial, função logarítmica.

  

METODOLOGIA

Os conteúdos curriculares serão abordados através de aulas expositivas e dialogadas e trabalhos individuais e em grupos. A contextualização se dará através da resolução de problemas, que, sempre que possível, deverá estar de acordo com a área do acadêmico. Serão utilizados aplicativos específicos para o cálculo. Ocorrerá a resolução de exercícios em sala de aula e extraclasse.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de trabalhos e provas. No que se refere a prova, num encontro que a antecede serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão. A média será efetuada de acordo com as normas regimentais.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

AGUIAR, Alberto Flávio Alves; XAVIER, Airton Fontenele Sampaio; RODRIGUES, José Euny Moreira. Cálculo para ciências médicas e biológicas. São Paulo: Harbra, 1988.

FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVES, Mírian Buss. Cálculo A: funções, limite, derivação, integração. 6. ed., rev. e ampl. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

HOFFMANN, Laurence D.; BRADLEY, Gerald L. Cálculo: um curso moderno e suas aplicações.

10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010 e 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTON, Howard. Cálculo: um novo horizonte. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010. LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica. 3. ed. São Paulo: HARBRA, 1994. SIMMONS, George Finley. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Makron Books, 2013.SWOKOWSKI, Earl Willian. Cálculo com geometria analítica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994.