DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESDISCIPLINA: PSICOLINGUÍSTICACÓDIGO: 80-119 CARGA HORÁRIA: 60h CRÉDITOS: 04
1. EMENTA Aprendizagem e ensino de língua: enfoque psicolinguístico. O processo de aquisição da linguagem - língua materna e segunda língua: teorias e etapas. Aquisição de linguagem e alfabetização: aquisição do sistema fonético, sintático, morfológico, aquisição do léxico. Processo físico e mental na aquisição de leitura e da escrita. Distúrbios na aquisição da linguagem. 2. OBJETIVOS GERAISDesenvolver habilidades e competências relativas a:
3. CONTEÚDOS CURRICULARES1. Psicolinguística – origem, âmbito, conteúdo, tarefas 2. Aprendizagem e ensino de língua: enfoque psicolinguístico 2.1 O ensino de língua como situação de comunicação 2.2 Fatores de aprendizagem 2.3 Mecanismos básicos da aprendizagem lingüística 3. O processo de aquisição da linguagem: língua materna e segunda língua 3.1 Teorias do processo de aquisição da linguagem 3.2 Diversidade dos processos, estratégias de compreensão, imitação, repetição, produção 4. Teorias de aquisição 4.1 Behaviorismo, reforço, inatismo (Chomski/Lenneberg) 4.2 Cognitivismo (Slobin/Vigotsky, Bever) 4.3 Competência lingüística (Bloom) 4.4 Construtivismo (Piaget). Psicogênese da Língua Escrita (E. Ferreiro) 4.5 Teorias atuais: Teoria das Inteligências múltiplas (Gardner), Inteligência Emocional (Golleman) 5. Etapas do Processo de aquisição da linguagem 5.1 Fase pré-linguística 5.2 Fase linguística propriamente dita 5.3 Consciência metalinguística 6. Aquisição da linguagem e alfabetização 6.2 Aquisição do sistema fonético 6.3 Aquisição do léxico 6.4 Aquisições morfológicas 6.5 Aquisições sintáticas 6.6 Correspondências biunívocas e não biunívocas entre sons e letras 6.7 Variação dialetal e arbitrariedades nas relações entre sons e letras 7. Processos físico e mental na aquisição da leitura e da escrita 7.1 A concepção da escrita pela criança 7.2 Forma e organização do texto oral e escrito 7.3 A concepção da leitura pela criança 7.4 Processo de assimilação das estruturas gramaticais 8. Ensino de Segunda Língua 8.1 Competência comunicativa (gramatical, sociolinguística, discursiva, estratégica) 8.2 Competência comunicativa no ensino e avaliação de LE 9. Distúrbios da linguagem 9.1 Distúrbios simples na aquisição da linguagem oral 9.2 Distúrbios simples na aquisição da linguagem escrita 9.3 Reeducação
4. METODOLOGIAPráticas pedagógicas que visem à expansão do uso e formas da língua oral e escrita e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC:
Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, capacitando para a resolução de situações-problema.
5. AVALIAÇÃOA avaliação será feita de forma contínua e terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas, pautada em:
tendo como indicadores os objetivos elencados acima, bem como os descritos a seguir:
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICACAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2000. DEL RÉ, Alessandra (Org). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006. LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARBRAGGIO, Sílvia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. (trad. M. L. da Cunha Lopes). 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000. KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. Série fundamentos. 2004. SLAMA-CAZACU, Tatiana. Psicolinguística aplicada ao ensino de língua. Trad. Leonor S. Cabral. São Paulo: Pioneira, 1989. TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 9. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICACAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. 10. ed. São Paulo: Scipione, 2000. DEL RÉ, Alessandra (Org). Aquisição da linguagem: uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006. LEMLE, Miriam. Guia teórico do alfabetizador. 17. ed. São Paulo: Ática, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARBRAGGIO, Sílvia Bigonjal. Leitura e alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. Porto Alegre: Artes Médicas,2002. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. (trad. M. L. da Cunha Lopes). 8. ed. São Paulo: Cortez, 2000. KATO, Mary. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática. Série fundamentos. 2004. SLAMA-CAZACU, Tatiana. Psicolinguística aplicada ao ensino de língua. Trad. Leonor S. Cabral. São Paulo: Pioneira,1989. TEBEROSKY, Ana. Psicopedagogia da linguagem escrita. 9. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
|