DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FILOSOFIA Código: 73-225 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA O estudo da filosofia desenvolve a capacidade de perguntar, ocupando-se fundamentalmente de três temas: o Ser, o Conhecer e o Agir.
2. OBJETIVOS -Introduzir a discussão acerca dos fundamentos filosóficos do pensamento psicológico. -Oportunizar a leitura e discussão dos textos filosóficos relacionados a construção do pensamento psicológico. - Relacionar os conceitos filosóficos aos fenômenos psicológicos. - Discutir de maneira crítica os problemas contemporâneos a partir dos conhecimentos filosóficos.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - A Natureza da Filosofia: O que é filosofia: caracterização e utilidade. Conhecimentos vulgar, científico e filosófico. Nascimento da Filosofia: Mito e Filosofia. História da Filosofia: períodos da história da Filosofia e escolas filosóficas. Áreas da Filosofia hoje. De que se ocupa a filosofia? - A Questão Antropológica: cultura e natureza. Trabalho e alienação. - A Questão do Ser: a natureza nas escolas pré-socráticas. Platão e a teoria das formas (eîdos). O ser para Aristóteles. O Ser na filosofia medieval e moderna. O problema do ser humano na fenomenologia. - A questão da linguagem: a linguagem como atividade humana. Estruturação da linguagem. Tipos de linguagem, linguagem, pensamento e cultura. Os paradigmas filosóficos da objetividade, da subjetividade e da linguagem; - A questão do conhecimento: a preocupação com o conhecimento. A percepção. A memória. A imaginação. Linguagem e pensamento. O “eu” como fundamento do saber (Descartes). A crítica empirista das idéias à síntese kantiana. Conhecimento como intencionalidade da consciência (Husserl). A consciência pode conhecer tudo? (Freud); - A questão do agir: Pensamento político grego. Pensamento político moderno e contemporâneo. Pensamento político atual: a questão da democracia. Moral e Ética. Os valores e a ação humana. A Liberdade. Concepções éticas. - Direitos Humanos *Democracia, Cidadania, Liberdades Civis e Políticas *Como linguagem emancipatória
4. METODOLOGIA O desenvolvimento da disciplina utilizará diferentes procedimentos metodológicos com a finalidade de aprimorar a reflexão, a problematização do mundo vivido, a análise do pensamento dos autores que serão estudados. Para isso utilizar-se-á: aulas expositivas e dialógicas conduzidas pelo professor; leitura metódica e análise de textos previamente selecionados; atividades práticas com elaboração de esquemas e discussão das temáticas; trabalhos em grupo com debates; audiovisuais referentes às temáticas abordadas.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina será feita a partir da apresentação de atividades que permitam o acompanhamento do desenvolvimento de competências e habilidades, entre as quais, compreensão e visão ampla do conhecimento adquirido na disciplina, que poderão ser: resenhas, trabalhos individuais em sala de aula e prova.
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICAARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à filosofia. 7. ed., São Paulo: Moderna, 2007.CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010JACQUARD, A. Filosofia para não-filósofos. 3. ed. Rio de Janeiro: Câmpus,1998.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARBUZZI, Arcangelo R. Filosofia para principiantes. 19 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.CORTELLA, Mário Sérgio. Não nascemos prontos: provocações filosóficas. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.JAPIASSU, Hilton. Um desafio à filosofia: pensar-se nos dias de hoje: São Paulo: Letras&Letras, 1997.LUCKESI, Cipriano; PASSOS, Elizete Silva. Introdução à filosofia: aprendendo a pensar. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2003.PERINE, Marcelo. Ensaio de iniciação ao filosofar. São Paulo: Loyola, 2007. |