Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: INTERVENÇÕES INSTITUCIONAIS E COMUNITÁRIAS

Código: 70-805

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

  

1. EMENTA

Apresenta recursos teórico-metodológicos para intervenção junto a coletivos sociais na área da saúde pública e da assistência social. Enfatiza as relações existentes entre subjetividade, saúde e a constituição do sujeito. Subsidia a abordagem de questões referentes a vulnerabilidade social a partir da compreensão da estrutura e funcionamento das redes sociais.

  

2. OBJETIVOS

- Apresentar o campo de intervenção da saúde pública e de instituições sociais comunitária, e as metodologias pertinentes a essas intervenções, considerando as articulações do trabalho em rede.

- Capacitar para realização da análise de necessidades;

- Proporcionar a analise dos  programas de intervenção;

- Trabalhar as pesquisas referentes ao contexto da saúde pública e das redes envolvendo as

- Instituições sociais-comunitárias.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Metodologia em psicologia social comunitária: aspectos éticos das intervenções comunitárias,  conceito de comunidade e participação comunitária, conscientização, auto análise e auto-gestão, assessoramento comunitário; análise de políticas públicas.

- Projeto de intervenção: a identificação da demanda em saúde pública, a concepção de um problema social comunitário; análise de necessidades; construir programas de intervenção; avaliação de programas e resultados;

- Intervenção em saúde pública, comunidade e redes sociais na perspectiva da clínica ampliada: trabalho com grupos, visitas domiciliares, trabalho em equipe, acompanhamento terapêutico e acolhimento e terapia comunitária.

- Temas e perspectivas em psicologia social comunitária.

* Políticas, projetos e ações voltados à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente

* Direitos humanos como base no desenvolvimento de intervenções em psicologia.

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas, análise crítica de textos e documentários, seminários.

  

5. AVALIAÇÃO

Provas, trabalhos individuais e em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAMPOS, Regina Helena de Freitas (Org). Psicologia Social Comunitária da Solidariedade à Autonomia. Petrópolis: Vozes, 2007.

GÓIS, C. W. L. Psicologia Comunitária: atividade e consciência. Fortaleza: Publicações Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais, 2005.

VIVELA, Ana Maria. Jacó; SATO, L. (Orgs). Diálogos em Psicologia Social. Porto Alegre: Ed. Evangraf Ltda, 2007.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AMARO, Sarita. Visita domiciliar: guia para uma abordagem complexa. Porto Alegre: AGE, 2003.

BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

BARRETO, Adalberto. P. Terapia Comunitária Passo a Passo. Fortaleza: Gráfica LCT, 2005.

CAMPOS, Gastão; Wagner de Souza. Saúde Paidéia. São Paulo: Editora Hucitec, 2003.

GUARESCHI, Neuza; Maria de Fátima et al. (orgs.). Psicologia, formação, política e produção em saúde. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

SLUZKI, Carlos;  E. A Rede Social como Prática Sistêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.