Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PROCESSOS CLÍNICOS

Código: 70-801

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

  

1. EMENTA

Discute e apresenta o campo das psicoterapias enfatizando os parâmetros teórico, técnicos e éticos para formação do psicoterapeuta. Estuda o processo psicoterápico nos diversos contextos, priorizando a avaliação dos sistemas de psicoterapia.

  

2. OBJETIVOS

- Caracterizar o processo psicoterápico e seus objetivos por meio das teorias e técnicas mais utilizadas em psicoterapia.

- Estudar o processo psicoterápico nos diversos contextos;

- Analisar as abordagens psicoterápicas atualmente mais utilizadas;

- Instrumentalizar a condução de intervenções psicoterápicas utilizando as devidas técnicas;

- Discutir ética e socialmente as teorias e  técnicas psicoterápicas.

  

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Psicoterapia:

      * Definições;

      * Histórico;

      * Característica e objetivos (mudanças X cura);

      * Diferentes abordagens em Psicoterapia.

- Etapas do processo psicoterápico:

       * Encaminhamento, avaliação da demanda e diagnóstico;

       * Desenvolvimento do processo terapêutico;

       * Fim do tratamento.

- O psicoterapeuta:

      * Formação;

      * Exigências pessoais;

      * Posturas;

 - Abordagens terapêuticas e suas especificações:

     * Psicoterapia Psicanalítica:

     * Fundamentos da técnica psicanalítica;

     * Delimitação da técnica.

     * Intervenções Psicanalíticas;

     * Indicações e Contraindicações;

- Psicoterapia dinâmica breve.

           * Considerações Teóricas e Técnica;

           * Delimitação da Técnica;

           * O conceito de foco;

           * Indicações e contra-indicações.

- Psicoterapia de Apoio:

           * Definições;

           * Considerações teóricas e técnica;

           * Tipos de intervenção;

           * Indicação e contra-indicação.

-Terapia Cognitivo Comportamental:

            * Definições;

            * Considerações teóricas e técnica;

            * Tipos de intervenção;

            * Indicação e contra-indicação;

- Terapia de casal e de família:

           * Definições;

           * Considerações teóricas e técnica;

           * Tipos de intervenção;

           *  Indicação e contra-indicação.

  

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, apresentação de trabalhos, seminários.

 

5. AVALIAÇÃO

Provas, trabalhos individuais e grupais.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CORDIOLI, Aristidis . (Org.).  Psicoterapias: abordagens atuais. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2008.

EIZIRIK, Claudio.; AGUIAR, Rogerio .; SCHESTATSKY, Sidnei. S. et al. Psicoterapia de Orientação Analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Monica R.; THASE, Michael E. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRAIER, Eduardo Alberto. Psicoterapia breve de orientação psicanalítica. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HEGENBERG, Mauro. Psicoterapia Breve. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.

MINUCHIN, Patrícia; COLAPINTO, Jorge; MINUCHIN, Salvador. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social: uma abordagem sistêmica. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

MINUCHIN, Salvador; NICHOLS, Michael P. A cura da família: histórias de esperança e renovação contadas pela terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2002.

ZIMERMAN, David E. Manual de técnica psicanalítica: uma re-visão. Porto Alegre: Artmed, 2008.