Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TRABALHO E SUBJETIVIDADE

Código: 70-798

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

  

1. EMENTA

Apresenta a história do trabalho e suas formas de organização, buscando compreender as relações de trabalho nas organizações e instituições na contemporaneidade. Discute a produção de subjetividade a partir do trabalho e a saúde dos trabalhadores.

  

2. OBJETIVOS

- Apresentar a importância dos contextos de trabalho para o funcionamento psicológico dos indivíduos e sua saúde física e mental, por meio dos recursos conceituais da psicologia aplicados à esfera do trabalho.

- Elucidar a importância do trabalho para a sociedade e para o sujeito;

- Analisar criticamente as situações ou ambientes de trabalho no que diz respeito as suas implicações para o psiquismo humano, bem como os efeitos sobre a saúde física e mental dos trabalhadores;

- Identificar situações relacionadas ao trabalho e à saúde psicológica que requeiram intervenção de psicólogos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Contextualização:

* A evolução histórica do trabalho;

* O valor simbólico do trabalho na contemporaneidade;

* O trabalho traduzido na dinâmica organizacional;

* As três faces da psicologia do trabalho.

- Processos e a organização social do trabalho produtivo e o trabalho do psicólogo:

* Concepções de clima e cultura organizacional;

* Os subsistemas em recursos humanos: uma introdução.

- As formas de produção:

* Terceirização, reengenharia e qualidade total;

* Desemprego; acidentes de trabalho.

- Organizações, trabalho e subjetividade: saúde e doença

* O adoecimento do Trabalhador;

* Teorias sobre estresse;

* Doenças ocupacionais e repercussões psíquicas

* Inclusão das pessoas com necessidades especiais e o trabalho

- Psicodinâmica do trabalho – clinica do trabalho

            *Transtornos mentais relacionados ao trabalho

- Direitos Humanos, o trabalho e o trabalhador

 

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas, seminários, trabalhos individuais e grupais.

 

5. AVALIAÇÃO

Provas, produção de textos, trabalhos individuais e grupais.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DEJOURS, Christophe. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho.São Paulo: Atlas, 1994.

JACQUES, Maria da Graça Corrêa; CODO, Wanderley (Org.). Saúde mental e trabalho: leituras. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

CODO, Wanderley. & SAMPAIO, Jose. Jackson C. Sofrimento psíquico nas organizações: saúde mental e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1995.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FLEURY, Maria.Tereza.L. As pessoas nas organizações. São Paulo: Editora Gente, 2002.

TAMAYO, Alvaro. Cultura e Saúde nas Organizações. Porto Alegre: Artmed. 2004.

CATTANI, Antônio David (Org.). Dicionário crítico sobre trabalho e tecnologia. 4. ed., rev. ampl. Petrópolis: Vozes, 2002.

FARIA,Jose Henrique Análise crítica das teorias e práticas organizacionais. São Paulo: Atlas, 2007.

MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996