Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TESTAGEM PSICOLÓGICA: TÉCNICAS PROJETIVAS GRÁFICAS

Código: 70-786

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Discute a história e os fundamentos teóricos dos testes projetivos gráficos. Realiza experiências práticas de aplicação e análise de alguns testes projetivos gráficos, incluindo a elaboração da síntese dos resultados.

 

2. COMPETÊNCIAS:

1. Reconhecer a origem dos testes projetivos gráficos, suas aplicações, formas de administração e seus sistemas de avaliação;

2. Reconhecer as vantagens, as limitações e implicações éticas existentes no uso de testes projetivos gráficos;

3. Reconhecer a validade das técnicas projetivas em avaliação psicológica;

4. Reconhecer a importância da postura ética do psicólogo na utilização dos testes de avaliação psicológica.

 

3. HABILIDADES:

1. Selecionar instrumentos projetivos gráficos de avaliação psicológica conforme as necessidades específicas;

2. Aplicar e analisar testes projetivos gráficos;

3. Interpretar dados colhidos através das técnicas projetivas gráficas;

4. Formular hipóteses diagnóstica a partir do uso de testes projetivos gráficos;

5. Elaborar síntese dos achados por meio de pareceres e laudos.

 

4. RELAÇÃO DE CONTEÚDOS:

1. Introdução às técnicas projetivas;

2. Histórico e fundamentos dos testes projetivos gráficos;

3. Técnicas Projetivas Gráficas aprovadas pelo CFP;

4. Pareceres e laudos psicológicos: elaboração de síntese dos achados.

 

5. METODOLOGIA:

Aulas expositiva-dialogadas, seminários, simulação e aplicação de testes com posterior análise, discussão dos resultados e elaboração de parecer.

 

6. AVALIAÇÃO:

Prova, trabalho prático e teórico (individual), trabalhos em grupo.

 

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BUCK, J. N. H-T-P: casa-arvore-pessoa, Técnica Projetiva de desenho:manual e guia de interpretação. São Paulo: Vetor, 2003.

SISTO, F. F., NORONHA, A. P. P.; SANTOS, A. A. A.  Bender - Sistema de Pontuação Gradual B. São Paulo: Vetor Editora, 2005.

WECHSLER,S. O desenho da Figura Humana: Avaliação do desenvolvimento cognitivo infantil. Manual para crianças . Campinas: Editora Psv, 2003.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALVES, I. ESTEVES.O teste Palográfico na avaliação da personalidade. São Paulo: Vetor, 2004.

HAMMER, E. F. (Org.). Aplicações clínicas dos desenhos projetivos. Rio de Janeiro: Interamericana, 1991

CRONBACH, L.J. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed, 1996.

WESCHLER, S. M. Guia de procedimentos éticos para avaliação psicológica. In: WESCHLER S. M.;

GUZZO, R. S. L. Avaliação psicológica:perspectiva internacional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

WESCHLER S. M. , NAKANO, T.O desenho infantil: forma de expressão cognitiva, criativa e emocional. São Paulo: Casa do psicólogo, 2012.

CUNHA, J. A. (org.). Psicodiagnóstico V.Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.