Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Código: 70-785

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Estuda a aprendizagem e seus processos a partir de diferentes perspectivas teóricas (humanista, comportamental, psicanalítica, construtivista, sócio-interacionista e cognitivista), situando seus fundamentos epistemológicos.

 

 

2. OBJETIVOS

- Fomentar a compreensão dos processos de aprendizagem nos diversos contextos e seus fundamentos epistemológicos.

- Explicitar as diferentes concepções teóricas acerca da aprendizagem e possíveis intervenções;

- Discutir a atuação do psicólogo nos processos de aprendizagem;

- Orientar a leitura das produções dos principais teóricos da psicologia da aprendizagem.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Pressupostos epistemológicos da aprendizagem (racionalismo, empirismo e construtivismo): implicações na prática pedagógica.

- Abordagem comportamental

- Psicologia Humanista e Existencial:

- Piaget:  Epistemologia Genética

- Vygotsky e o sócio-interacionismo

- Wallon e a psicogênese da pessoa completa

- Educação e Psicanálise

- Psicologia cognitiva 8.1 Gardner e as inteligêncisa múltiplas

- Ausubel e a aprendizagem significativa

- Bandura e a imitação de modelos.

- Neurociências e aprendizagem

- Bronfenbrener – o olhar sistêmico na educação.

- A cultura da aprendizagem: o que significa aprender no contexto atual

- O psicólogo e a construção das aprendizagens.

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo.

 

5. AVALIAÇÃO

Provas, produções individuais e em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002

LATAILLE, Yves, OLIVEIRA, Marta Kohl & DANTAS, Heloisa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

SALVADOR, Coll, C. (01/2015). Psicologia do Ensino, 1st edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536315409/

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

KUPFER, Maria Cristina. Freud e a Educação: O mestre do Impossível. São Paulo: Scipione, 1997.

POZO, Juan Ignacio. Teorias cognitivas da aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem, São Paulo, EPU, 1999.

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. 27. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

SALVADOR , Cesar Coll Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999

SALVADOR, Coll, C., MARCHESI, Álvaro, PALACIOS, Jesús, Colaboradores. (01/2015). Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação Escolar - Volume 2, 2nd edição. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536307770/

SANTRONCK, W., J. (09/2010). Psicologia Educacional. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788563308559/

GAMEZ, Luciano. (01/2013). Série Educação - Psicologia da Educação. [VitalSource Bookshelf Online]. Retrieved from https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-2240-6/