DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA E IDADE ADULTA Código: 70-781 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04
1. EMENTA: Estuda os ciclos vitais a partir da adolescência, na perspectiva biopsicossocial, tendo como pano de fundo o contexto cultural. Aborda as características típicas da adolescência, da vida adulta e da velhice, a partir de diferentes referenciais teóricos.
2. OBJETIVOS: - Discutir as características desenvolvimentais típicas da adolescência, da idade adulta e da velhice. - Estudar a dinâmica do desenvolvimento adolescente em termos das crises esperadas, desenvolvimento cognitivo e sócio emocional. - Abordar as relações interpessoais desenvolvidas na idade adulta bem como as crises deste momento do ciclo de vida. - Elucidar as características da velhice em idosos jovens e idosos avançados.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Adolescência: * Puberdade e adolescência; * Teorias da adolescência; * Perspectiva psicanalítica; * Perspectiva interacionaista; * Perspectiva funcionalista; * Problemáticas familiares e sócio-culturais da passagem adolescente. - Vida adulta: * Características do jovem adulto (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos); * Prováveis experiências vivenciadas na vida do jovem adulto (papéis sexuais, escolha do cônjuge, dinâmica das relações conjugais, geração canguru, início e manutenção da família, maternidade, paternidade, profissão, estabilidade na escolha profissional, independência econômica); * Meia Idade (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos); * Prováveis experiências vivenciadas na meia-idade (condições e mudanças na saúde, climatério, vida sexual, filhos adolescentes, ninho vazio, dinâmica das relações conjugais, laços de parentesco, aparência, geração de comando, desemprego, estresse ocupacional). - Velhice * Características da velhice (ajustamento às alterações na família, às alterações corporais, aposentadoria, saúde, amigos, luto). * O ciclo de vida familiar. - Diversidade cultural e desenvolvimento adolescente e adulto.
4. METODOLOGIA: Aulas expositivas, seminários, trabalhos individuais e em grupo. 5. AVALIAÇÃO: Provas, trabalhos em grupo e individuais, participação.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ABERASTURY, Arminda. Adolescência Normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. BEE, Hellen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997. PAPALIA, Diane. E. & OLDS, Sally. W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BELSKI Janet. Desenvolvimento Humano: Experienciando o Ciclo da Vida: Artmed, 2010. BLOS, Peter. Adolescência: uma interpretação psicanalítica. São Paulo: Martins Fontes, 1998. BLOS, Peter; HOFMEISTER, Maria Rita (Trad.). Transição adolescente: questões desenvolvimentais. Porto Alegre: Artmed, 1996. MACEDO, Mônica Medeiros Kother (Org.). Adolescência e psicanálise: intersecções possíveis. Porto Alegre: Edipucrs, 2004 OUTEIRAL, José. Adolescer: estudos sobre adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. |