Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FUNDAMENTOS DAS ABORDAGENS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS

Código: 70-780

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Evolução histórica das técnicas de modificação do comportamento até o paradigma cognitivo em psicologia. Apresenta os fundamentos teóricos que embasam o entendimento dos processos cognitivos, emocionais e comportamentais na psicologia cognitiva.  Aplicabilidade da teoria na contemporaneidade.

 

2. OBJETIVOS:

Estudar os pressupostos teóricos e as técnicas utilizadas na psicoterapia cognitivo-comportamental.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Abordar o papel do ambiente na compreensão do comportamento humano conforme a da abordagem cognitivo-comportamental.

- Avaliar a estruturação da personalidade segundo as teorias cognitivo-comportamentais.

- Apresentar as características das terapias cognitivo-comportamentais.

- Discutir a aplicabilidade da psicoterapia cognitivo-comportamental.

- Revisão de conceitos da teoria comportamental.

- Passagem do entendimento comportamentalista para o cognitivista:

- A teoria cognitiva: história, conceitos e desenvolvimento.

- Elementos do pensamento: imagem, ação e representação X crenças cognitivas:

* Memória;

* Conceitos (categorias, exemplos e protótipos);

* Raciocínio (regras lógicas, raciocínio dedutivo e indutivo);

* Resolução de problemas;

* Criatividade.

- As terapias cognitivo-comportamentais: fundamentos epistemológicos, axiomas.

- O modelo cognitivo: Os erros de pensamento; Diagrama de Conceitualização;  A estrutura das sessões.

- Introdução às técnicas cognitivo-comportamentais.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo ou individuais.

 

5. AVALIAÇÃO:

Produção textual, apresentação de trabalhos, provas.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANDRETTA, Ilana; OLIVEIRA, Margareth da Silva. (Org.). Manual prático de terapia cognitivo-comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

BECK, Judith S. Terapia cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

THASE, Michael E.; WRIGHT, Jesse H.; BASCO, Mônica R. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BANDURA, Albert; AZZI, Roberta Gurgel; POLYDORO, Soely A. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BECK, Aaron T.; ALFORD, Brad A. O poder integrador da terapia cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000.

RANGÉ, Bernard. P. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SALKOVSKIS, Paul M.  Fronteiras da terapia cognitiva. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005.

SKINNER, Burrhus Frederic. Ciência e comportamento humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.