Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PSICOLOGIA DA INFÂNCIA

Código: 70-778

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Apresenta e discute o conceito de desenvolvimento em Psicologia e sua perspectiva histórica. Estuda o desenvolvimento e constituição psíquica da criança, desde o período pré-natal até a pré-adolescência, abrangendo aspectos biopsicossociais de acordo com diferentes perspectivas teóricas.

 

 

2. OBJETIVOS

- Discutir as diferentes teorias sobre desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança.

- Apresentar  as características típicas do desenvolvimento infantil.

- Abordar as características do contexto que influenciam o desenvolvimento infantil.

- Estabelecer relações entre os diferentes processos de desenvolvimento.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Retrospectiva Histórica sobre a Infância.

- Caracterização da Psicologia do Desenvolvimento (objeto de estudo, conceitos, mudanças ao longo do ciclo vital).

- Principais Contribuições Teóricas na perspectiva do Desenvolvimento: (Sigmund Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, Margareth Mahler, Melanie Klein, Anna Freud, John Bowlby, Donald Winnicott, A. Bion e René Spitz).

- Psicologia da Gravidez:

     * Pré-concepção;

     * Gravidez (I, II e III trimestres);

     * Puerpério.

 - Primeira Infância:

     * Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 0 a 3 anos;

     * O recém nascido e suas capacidades sensoriais e interacionais.

 * Segunda Infância:

     * Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 3 a 6 anos.

 - Terceira Infância:

     * Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 6-12 anos.

- Diversidade cultural e desenvolvimento infantil: a cultura afro-brasileira, africana e indígena.

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, seminários, atividade teórico-prática de observação de crianças e entrevistas com gestantes, trabalhos em grupos.

 

 

5. AVALIAÇÃO

Relatos das observações e entrevistas, aprofundamento, postura crítica e criatividade na apresentação de trabalhos expositivos e escritos e provas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BEE, Helen. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

MALDONADO, Maria Tereza. Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério. Petrópolis: Vozes, 2000.

PAPALIA, Diane e OLDS, Sally, W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre. Artmed, 2000.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001

ERIKSON, Erik H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1998

GOLSE, Bernard. O Desenvolvimento Afetivo e Intelectual da Criança. Porto Alegre: Artmed, 1998.

NEWCOMBE,Nora;BUCHWEITZ,Cláudia. O Desenvolvimento Infantil – abordagem de Mussen. Porto Alegre. Artmed, 1999.

SZEJER, Myriam; STEWART, Richard. Nove Meses na Vida da Mulher. São Paulo. Casa do Psicólogo, 1997.