DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: PSICOLOGIA DA INFÂNCIA Código: 70-778 Carga Horária: 60h Número de Créditos: 04 Pré-requisitos:
1. EMENTA Apresenta e discute o conceito de desenvolvimento em Psicologia e sua perspectiva histórica. Estuda o desenvolvimento e constituição psíquica da criança, desde o período pré-natal até a pré-adolescência, abrangendo aspectos biopsicossociais de acordo com diferentes perspectivas teóricas.
2. OBJETIVOS - Discutir as diferentes teorias sobre desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança. - Apresentar as características típicas do desenvolvimento infantil. - Abordar as características do contexto que influenciam o desenvolvimento infantil. - Estabelecer relações entre os diferentes processos de desenvolvimento.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES - Retrospectiva Histórica sobre a Infância. - Caracterização da Psicologia do Desenvolvimento (objeto de estudo, conceitos, mudanças ao longo do ciclo vital). - Principais Contribuições Teóricas na perspectiva do Desenvolvimento: (Sigmund Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, Margareth Mahler, Melanie Klein, Anna Freud, John Bowlby, Donald Winnicott, A. Bion e René Spitz). - Psicologia da Gravidez: * Pré-concepção; * Gravidez (I, II e III trimestres); * Puerpério. - Primeira Infância: * Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 0 a 3 anos; * O recém nascido e suas capacidades sensoriais e interacionais. * Segunda Infância: * Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 3 a 6 anos. - Terceira Infância: * Desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de 6-12 anos. - Diversidade cultural e desenvolvimento infantil: a cultura afro-brasileira, africana e indígena.
4. METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas, seminários, atividade teórico-prática de observação de crianças e entrevistas com gestantes, trabalhos em grupos.
5. AVALIAÇÃO Relatos das observações e entrevistas, aprofundamento, postura crítica e criatividade na apresentação de trabalhos expositivos e escritos e provas.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BEE, Helen. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998 MALDONADO, Maria Tereza. Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério. Petrópolis: Vozes, 2000. PAPALIA, Diane e OLDS, Sally, W. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre. Artmed, 2000.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001 ERIKSON, Erik H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1998 GOLSE, Bernard. O Desenvolvimento Afetivo e Intelectual da Criança. Porto Alegre: Artmed, 1998. NEWCOMBE,Nora;BUCHWEITZ,Cláudia. O Desenvolvimento Infantil – abordagem de Mussen. Porto Alegre. Artmed, 1999. SZEJER, Myriam; STEWART, Richard. Nove Meses na Vida da Mulher. São Paulo. Casa do Psicólogo, 1997.
|