Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

Código: 70-639

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Aborda a constituição do sujeito e das coletividades enquanto processo atravessado pela linguagem e processos sociais emergentes na contemporaneidade.

 

 

2. OBJETIVOS

- Analisar processos psicossociais emergentes considerando intervenções psicossociais pautadas em princípios teóricos, metodológicos e éticos.

- Compreender processos psicossociais;

- Proporcionar a análise teórica e metodologica de fenômenos psicossociais contemporâneos;

- Oportunizar a análise, descrição e interpretação das relações entre contextos e processos psicológicos.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- Linguagem, discurso, relações saber-poder;

- Formas contemporâneas de subjetivação;

- Intervenções psicossociais.

 

 

4. METODOLOGIA

Aulas expositivo-dialogadas, seminários, trabalhos individuais e em grupo, pesquisa de campo.

 

 

5. AVALIAÇÃO

Prova, trabalhos individuais e em grupo.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BAREMBLITT, Gregorio. Introdução à Esquizoanálise. Belo Horizonte: Fundação Gregório,

BARROS, Regina Benevides. Grupos: A afirmação de um simulacro. Porto Alegre: Editora Sulina, 3ª ed.2013.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1995-97, 5 vols.

GUATTARI, Félix. Revoluções Moleculares. São Paulo: Brasiliense, 1981.

__________ Micropolítica: Cartografias do desejo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1985.

__________ O Inconsciente Maquínico: ensaios de esquizo-análise. Campinas, São

Paulo:Papirus, 1988.

__________ As Três Ecologias. Campinas, São Paulo: Papirus, 1990.

__________ Caosmose: Um Novo Paradigma Estético. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.