Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ESTÁGIO ÊNFASE B IV

Código: 70-637

Carga Horária: 120h

Número de Créditos: 08

Pré-requisitos: 70-635

 

 

1. EMENTA

Oportuniza ao aluno práticas relacionadas a atuação do psicólogo no contexto dos Processos Clínicos em Psicologia.

 

 

2. OBJETIVOS

- Promover a construção de conhecimentos teórico-metodológicos relacionados ao desenvolvimento humano, à constituição subjetiva e ao sofrimento humano para uma intervenção preventiva e terapêutica em contextos clínicos.

- Realizar intervenções a partir do enfoque da Psicologia Clínica.

- Analisar, descrever e diferenciar as diferentes abordagens psicoterápicas existentes e realizar encaminhamentos técnicos adequados.

- Elaborar projetos de desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito clínico-institucional.

- Elaborar e avaliar programas de intervenção preventiva e/ou promoção de saúde dentro da Psicologia.

- Reconhecer, compreender e conduzir intervenções psicoterápicas utilizando diferentes técnicas.

- Desenvolver pesquisas referentes a processos clínicos em Psicologia.

- Fazer análises críticas de situações ou ambientes clínico-institucionais no que diz respeito às suas implicações para o psiquismo humano.

- Traçar estratégias de análise e intervenção em saúde.

- Trabalhar em equipes multi e interprofissionais.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

Variável conforme a especificidade do estágio.

 

 

4. METODOLOGIA

Encontros semanais de orientação individual e/ou grupal com professor orientador de estágio.

 

 

5. AVALIAÇÃO

Descrita no Projeto do Curso.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FERES- CARNEIRO, T. (org). Família e casal: efeitos da contemporaneidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2005.

FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1969.

CORDIOLI, Aristides Volpato (Org.) (2008). Psicoterapias: abordagens atuais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CABALLO, V. E. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. São Paulo: Santos, 2002.

GREENSPAN, Stanley I.; GREENSPAN, Nancy Thorndike.  Entrevista clínica

com crianças. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1993.

ROSENBERG, Ana Maria Sigal de (Org.). O lugar dos pais na psicanálise de crianças. 2. ed. São Paulo: Escuta,

ZIMERMAN, David E. Vocabulário contemporâneo de psicanálise. Porto  Alegre: Artmed, 2001.

ZIMERMAN, David E.  Vivências de um psicanalista. Porto Alegre: Artmed, 2008.

WAGNER, Adriana. (e cols) . Desafios psicossociais da família contemporânea: pesquisas e reflexões. Porto Alegre: Artmed, 2011.