Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO

Código: 70-616

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Estuda o processo psicodiagnóstico e suas etapas, apontando os métodos e técnicas utilizados pela Psicologia para sua operacionalização.

 

2. OBJETIVOS:

- Elucidar os conceitos, os objetivos e as etapas do processo de psicodiagnóstico.

- Discutir a pertinência das demandas psicodiagnósticas;

- Trabalhar em acordo com o paciente e seus familiares o contrato de trabalho do psicodiagnóstico.

- Planejar avaliação definindo técnicas e instrumentos (entrevista, anamnese e testagem);

- Desenvolver a integração do resultado dos testes;

- Redigir laudo, parecer, atestado e declaração;

- Desenvolver atividades de acordo com a postura ética e comprometida do psicólogo durante todo o processo do psicodiagnóstico.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Histórico, definição, conceito, objetivos.

- Aspectos éticos implicados no Psicodiagnóstico.

- Fundamentos do psicodiagnóstico.

- Passos do Processo Psicodiagnóstico.

- Entrevista diagnóstica inicial.

- Avaliação inter e transgeracional da família e Genograma.

- Psicodiagnóstico Infantil.

- Hora de Jogo Diagnóstica / Entrevista Lúdica.

- O processo diagnóstico na adolescência.  

- O processo diagnóstico na idade adulta.                   

- Integração e Devolução dos resultados.

- Elaboração de Documentos: Declaração, Atestado, Laudo e Parecer.

- Avaliação psicológica em diversos contextos.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, trabalhos em grupo, seminários.

5. AVALIAÇÃO:

Avaliações escritas, apresentação dos seminários, participação nos seminários, exercícios (hora de jogo e construção de documentos).

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

GARCIA ARZENO, Maria. Esther. Psicodiagnóstico Clínico: novas contribuições. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

CUNHA, Jurema. Alcides. & Col. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SIQUER DE OCAMPO, Maria  Luiza  (org) O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALCHIERI, Jão Carlos. Avaliação Psicológica: perspectivas e contextos. São Paulo: Vetor, 2007.

CUNHA, Tatiana F.  Avaliação Psicológica. São Paulo: Vetor, 2006.

PASQUALI, Luis. (Org.) Técnicas de Exame Psicológico: TEP Fundamentos das Técnicas Psicológicas. São Paulo: Casa do Psicólogo/Conselho Federal de Psicologia, 2001.

SISTO, Fermino F. SBARDELINI, E.T. PRIMI, R. Contextos e Questões da Avaliação Psicológica. São Paulo:Casa do Psicólogo, 2006.

TRINCA, Walter. O Diagnóstico Psicológico: a Prática Clínica. São Paulo: EPU, 1984.

WESCHLER, Solange &  GUZZO, Raquel S.  (Orgs.). Avaliação psicológica: perspectiva internacional, pp. 133-141. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.