Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: INTERVENÇÃO EM REDES SOCIAIS

Código: 70-552

Carga Horária: 60H

Número De Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Histórico, conceitos gerais e epistemologia das Redes Sociais. Levantamento estrutural e funcional das Redes Sociais. Funções prioritárias, aplicações e intervenção em redes.

 

2. COMPETÊNCIAS:

1. Conhecer o conceito de redes sociais.

2. Compreender a estrutura e as funções das redes sociais

3. Compreender o apoio social e distingui-lo das funções da rede social

4. Compreender o empowerment e resiliência

 

3. HABILIDADES:

1. Realizar levantamento de mapa de redes sociais

2. Avaliar a estrutura e o funcionamento de redes sociais

3. Identificar no contexto, técnicas pertinentes para a intervenção em rede.

 

4. CONTEÚDOS CURRICULARES:

1. Introdução ao tema das Redes Sociais

- Conceituação

- Histórico

- Epistemologia

 

2.Problemas acerca da participação em Redes Sociais.

- Redes Sociais e saúde

- Redes sociais e escola

- Redes sociais e famílias

- Redes sociais e comunidade

 

3.Constituição das Redes Sociais

- Apoio social

- Empowerment

- Resiliência

 

4. Mapeamento em Redes Sociais

- Levantamento estrutural do gráfico das Redes Sociais

- Levantamento funcional das Redes Sociais

- Análise do mapa da rede: Escola/trabalho, amigos, família e comunidade

- Análise das funções da rede

 

5. Intervenção em Redes Sociais

- Histórico das técnicas de intervenção

- Transformação: hipóteses e objetivos

- Atores

- Cenários

- Técnicas de intervenção

 

 

5. METODOLOGIA:

A aula acontecerá a partir de leituras prévias dos acadêmicos, seminários teóricos, exposição do professor e exercícios práticos que facilitem a compreensão e aprendizado de levantamento de mapa de redes, assim como sua avaliação. A metodologia seguirá por tanto as características de pedagogia construtivista e problémica.

 

6. AVALIAÇÃO:

A avaliação acontecerá a partir de probas teóricas e práticas, como de trabalhos escritos individuais e grupais, de acordo com as regras de funcionamento grupal que serão consensuadas no primeiro dia de aula.

 

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAPRA, F. As conexões ocultas. São Paulo: Cultrix, 2002.

SCHEUNEMANN, A., HOCH, L.C. Redes de apoio na crise. São Leopoldo: Est - ABAC, 2003.

SLUZKI, C. E. A rede social na prática sistêmica.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

 

8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DABAS, E.. Red de redes: Las prácticas de la Intervención en redes sociales. BuenosAires; Piados, 1998.

DABAS, E. Redes sociales, familias y escuela. Buenos Aires: Piados, 1998.

DABAS, E. NAJMANOVICH, D. (Orgs). Redes: El lenguaje de los vínculos.BuenosAires: Piados, 1995.

ELKAÏN. M. Lãs prácticas de la terapia de red. Barcelona: Gedisa, 1995.

IBÁÑEZ, J. Nuevos avances en la investigación social II. Barcelona: Proyecto, 1998.

RANGEL, M. P. M. Família imigrante: Estrutura e funcionamento da rede social. Dissertação de Mestrado. Pós Graduação em Psicologia -Faculdade de Psicologia – PUCRS, 2003.