Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA

Código: 70-311

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Apresenta a história e evolução da ciência, enfatizando os grandes debates que têm marcado a produção do conhecimento científico. Discute os métodos de pesquisa empregados em psicologia e as etapas do processo de pesquisa, considerando os seus diferentes delineamentos, os procedimentos de coleta e análise de dados mais usuais e a elaboração de projetos e relatórios.

 

2. OBJETIVOS:

- Discutir os fundamentos epistemológicos subjacentes aos diversos métodos de pesquisa, julgando a adequação de procedimentos metodológicos em pesquisas psicológicas.

- Conhecer os diversos métodos de pesquisa em psicologia;

- Apresenta os diferentes delineamentos  e os procedimentos de coleta e análise de dados mais usuais;

- Elaborar projetos e relatórios de pesquisa.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Ciência – contextualização histórica.

- Pesquisa.

- Métodos e tipos de pesquisa

* Segundo as bases lógicas da investigação

* Segundo a abordagem do problema

** Segundo o objetivo geral

** Segundo o propósito

- Segundo o procedimento técnico da pesquisa

- A construção do objeto de pesquisa

* Busca de artigos em bases de dados

* Formulação do problema

* A pesquisa científica em Psicologia em uma abordagem quantitativa

* A pesquisa científica em Psicologia em uma abordagem qualitativa

- Os Participantes da Pesquisa:

* Técnicas de Coleta

* Construção de Instrumentos e exploração de campo: observação, entrevista, questionário, escalas, relatos orais, história de vida, estudo de caso

- Análise de resultados

- Projeto de Pesquisa

* Modelo da Disciplina de Pesquisa em Psicologia – URI

- Apresentação dos Resultados

* Relatório de Pesquisa

* Artigo Científico e seu contexto – Periódicos de  Psicologia

- Normas de apresentação e publicação: normas da APA

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas e dialogadas, análise crítica de textos, seminários, trabalhos em pequenos grupos e individuais.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada através de prova individual, trabalhos realizados em sala de aula e da construção de um pré-projeto de pesquisa.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa . 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.  

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed São Paulo: Atlas, 1999. SCARPARO, Helena (Org.). Psicologia e pesquisa: perspectivas metodológicas . Porto Alegre: Sulina, 2000.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70 – Brasil, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2007.

PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática . 6. ed.; rev. e ampl. Campinas: Papirus, 2000.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos . 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.