Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ÉTICA PROFISSIONAL E CIENTÍFICA

Código: 70-307

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Estuda a ética numa perspectiva histórica e filosófica. Discute os princípios da bioética, as questões éticas e legais da pesquisa científica com seres humanos. Apresenta e analisa o código de Ética Profissional dos Psicólogos e as resoluções que orientam a prática da profissão no Brasil.

 

2. OBJETIVOS:

-Oportunizar a discussão ética, moral e deontológica no contexto da Psicologia Contemporânea.  

-Discutir as origens e a evolução da ética, a partir de suas raízes filosóficas e históricas

-Apresentar os pressupostos teóricos e ideológicos presentes no exercício da profissão de psicólogo e que determinam diferentes “éticas conceituais”.

-Instrumentalizar o aluno sobre aspectos éticos e deontológicos em diferentes situações da prática profissional do psicólogo.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

-Contextualização histórica e filosófica do conceito de ética.

-Diferenciação de ética e moral, ética filosófica e deontologia.

-Origem e evolução histórica da ética e da bioética: essência e estrutura do agir moral, o bem e o mal, o caráter social da moral e a formação da consciência moral no mundo contemporâneo.

-A ética nas ciências.

- O código da ética profissional dos psicólogos.

- O exercício profissional do psicólogo, postura ética e infração ética.

- Relação entre a ética do psicólogo e suas técnicas e instrumentos, assim como compromissos ético-políticos.

- O papel dos conselhos regionais e federais de psicologia (formação, funções, penalidades e aplicabilidade).

- Ética na pesquisa com seres humanos e com animais: panorama nacional e internacional.

- Bioética, biossegurança, liberdade e responsabilidade técnico-científica.

- Principais desafios atuais da bioética e problemas morais implicados.

- Discussões atuais sobre ética na psicologia: práticas alternativas, terapias virtuais.

- Direitos humanos, direitos fundamentais e suas proteções jurídicas.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, seminários, trabalhos em grupo ou individuais.

5. AVALIAÇÃO:

Produção textual, apresentação de trabalhos, provas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto (Org.). A ética na saúde. São Paulo: Pioneira, 1997.

CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA. Código de Ética Profissional dos Psicólogos. Brasília. (disponível em www.pol.org)

CLOTET, Joaquim (Org.). Bioética. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CLOTET, Joaquim. Bioética/ uma aproximação. Porto Alegre: Edipucrs, 2003.

GOLDIM, José Roberto (Org.). Consentimento informado e a sua prática na assistência e pesquisa no Brasil. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.

FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça; COELHO JÚNIOR, Nelson. Ética e técnica em psicanálise. São Paulo: Escuta, 2000. 102 p. ISBN 85-7137-154-7

MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. 4 ed. Zahar Editora, 2009.

MORIN, Edgar. O método VI – A ética. 2 ed.  Editora Sulina, 2011.

PASSOS, Elisete. Psicologia e Ética. Vetor Editora, 2007.