Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO E DESCRIÇÃO

Código: 70-300

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Apresenta, discute e exercita técnicas de observação e descrição do comportamento humano. Estuda critérios para definição e escolha de objetivos observacionais, indicando diferenças entre observação estruturada e não estruturada, e entre observação externa e interna (participante). Enfatiza o uso de critérios para assegurar validade, confiabilidade e rigor à prática da observação.

 

2. OBJETIVOS:

- Discutir a necessidade da observação criteriosa e planejada como instrumento para obtenção de informações em diversos contextos.

- Avaliar a importância da observação no cotidiano profissional do psicólogo.

- Propiciar a descrição dos  ambientes, situações e comportamentos.

- Discutir os diferentes métodos de observação  

- Justificar escolhas metodológicas de acordo com os objetivos, o objeto e a situação de observação.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

-A importância da observação e da descrição em psicologia.

-Relação entre texto (foco) e contexto (pano de fundo) em uma situação de observação.

-A observação nos modelos etológico, etnográfico e comportamental.

-Tipos de Observação:

*Estruturada e não-estruturada.

*Observação à distância e observação participante.

-Técnicas de registro de observações.

-Validade e Confiabilidade de Observações

-O uso de diferentes métodos de observação para atender critérios de rigor científico;

-Uso de equipamentos como gravadores e vídeos em situações de observação.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas, exercícios de observação, trabalhos individuais e em grupo, apresentação de vídeos.

5. AVALIAÇÃO:

Provas, trabalhos individuais e em grupo.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANGROSINO, M. V. Etnografia e Observação Participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DANNA, Marilda Fernandes; MATOS, Maria Amélia. Ensinando observação: uma introdução. 4. ed. São Paulo: Edicon, 1999.

FAGUNDES, Antônio Jayro da Fonseca Motta. Descrição, definição e registro de comportamento: um texto didático, com exercícios, para iniciação em observação sistemática de comportamento . 12. ed. São Paulo: Edicon, 1999.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FOGAÇA, Mônica; PECORARI, Ana Carlota Niero. COPE 1: Ciências, observação, pesquisa e experimentação . São Paulo: Quinteto, 2000.

LACROIX, Marie-Blanche (Org.). Os laços do encantamento: a observação de bebês, segundo Esther Bick, e suas aplicações . Porto Alegre: Artmed, 1997.

OLIVEIRA JR., José Martins de (Et al.). Os múltiplos olhares na área da pesquisa: da observação ao conhecimento. Sorocaba: EDUNISO, 2011.

JABLON, Judy R.; DOMBRO, Amy Laura; DICHTELMILLER, Margo L. O poder da observação: do nascimento aos 8 anos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CARON, Nara Amália (Org.). A relação pais-bebê: da observação à clínica . São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.