Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Neuropsicologia

Código: 44-223

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1. EMENTA:

Estudo dos principais quadros neurológicos que interferem no comportamento do diagnóstico. Influência dos aspectos neurológicos no comportamento. Princípios de Diagnóstico Diferencial.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVO GERAL:

Possibilitar o entendimento do funcionamento do cérebro, enfatizando aspectos cognitivo-comportamentais bem como suas disfunções.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Revisão anatômica dirigida;

Revisão neurofisiológica dirigida;

Embriologia do sistema nervoso;

Sistema límbico e hipotálamo;

Desenvolvimento filogenético do sistema nervoso;

Desenvolvimento evolutivo do sistema nervoso no recém nascido;

Reflexos primários e sua evolução;

Conceitos de sensação e percepção;

Conceitos de aferência e eferência;

Os estudos de A. R. Luria e outros;

Os estudos de Penfield e Rasmussen;

Patologias congênitas e adquiridas nas alterações do comportamento. Síndromes exacerbativas e deficitárias;

Distúrbios da linguagem;

Bases neuropsicológicas de percepção, movimento, ação, atenção, memória, fala e pensamento;

Déficit de atenção e hiperatividade;

Agnosias, afasias, apraxias, dislexias, dislalias, disfimias, etc;

Distúrbios do sensório visual, auditivo e tátil;

Recursos diagnósticos.

 

4. METODOLOGIA:

Aulas expositivas e práticas, bem como a discussão de casos clínicos.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação da disciplina será feita através de provas teóricas e apresentação de trabalho na forma de seminário. Será avaliada a coerência das idéias expostas pelos alunos e a aplicação dos conhecimentos técnico-científicos desenvolvidos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BARBIZET & DUIZABO. Manual de neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

OLIVEIRA, M. A. D. Neurofisiologia do comportamento. 2. ed. São Leopoldo: Editora da ULBRA, 2000.

BEAR, MF, CONNOR, BW e PARADISO, MA. Neurociências -desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Artmed, 3. ed., 2008.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MACHADO, A. B. M. Neuroanatomia funcional. São Paulo: Atheneu, 2000.

KANDEL, Eric R; SCHWARTZ, James H; JESSELL, Thomas M (Ed.). Princípios da neurociência. 4 ª Edição. Barueri: Manole, 2003.

MALLOY-DINIZ, LF et al. Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre, Artmed, 2010.

FUENTES, D, et al. Neuropsicologia.Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

GAZZANIGA, M.S e HEATHERSON, F.T. Ciência Psicológica. Mente, Cérebro e Comportamento. Porto Alegre: Artmed: 2005.