Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Psicomotricidade

Código: 40-275

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Fundamentos da educação psicomotora. Desenvolvimento de habilidades. Atividade Psicomotora e Estimulação Essencial. Desenvolve um estudo teórico-prático da psicomotricidade discutindo o desenvolvimento psicomotor. Analisa as principais abordagens psicomotoras.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Fundamentar teoricamente a ciência da psicomotricidade, aplicando seus princípios na seleção e organização de atividades práticas psicomotoras na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Fundamentos de Educação Psicomotora: Filosóficos, Sócio-antropológicos, Psicológicos, Pedagógicos;

Psicomotricidade e Aprendizagem;

Desenvolvimento de Habilidades: Tônus muscular e postura, Esquema corporal, Orientação espaço-temporal, Lateralidade, Coordenação e equilíbrio, Estimulação essencial, Atividades psicomotoras, estimulação sensório motora.

 

4 METODOLOGIA

A metodologia visa contribuir com a formação crítico-reflexiva do educador tendo por base a problematização da relação teoria/prática e a solução de problemas de ordem psicomotora na prática docente. Ela se efetivará através de atividades tais como: pesquisa, pesquisa-ação, investigação crítica, análise e discussões de textos e/ou livros, elaboração de planos de ensino e aulas psicomotoras e apresentação de trabalhos teóricos e práticos.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do processo será dada em três esferas: A avaliação diagnóstica que visa resgatar todo o conhecimento já estudado pelos acadêmicos, bem como o histórico psicomotor de cada um analisando contextos e perspectivas. A avaliação formativa que se da ao longo do processo através da evolução dos acadêmicos nas leituras e discussões, apresentações orais e escritas, na construção de materiais didático-pedagógicos e participação ativa nas metodologias propostas. E a avaliação final que corresponde a estabelecer uma medida progressiva do início ao fim do processo da disciplina através da apresentação dos trabalhos finais e provas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2013.

GO, TANI. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

   

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SANTOS, Santa Marli Pires dos. O brincar na escola/metodologia lúdico-vivencial, coletânea de jogos, brinquedos e dinâmicas. 3. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

LE BOULCH, J. Educação Psicomotora: psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda, 1988.

LE BOULCH, J.O Desenvolvimento Psicomotor o nascimento até 6 anos: conseqüências educativas. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas Sul Ltda, 1988.

LLEIXÀ ARRIBAS, T.; MURAD, F. (Trad.). A educação física de 3 a 8 anos. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.