Plano de Ensino

Psicologia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Psicofarmacologia

Código: 40-225

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estuda a história, conceitualização e classificação dos psicotrópicos, ansiolíticos, hipnóticos, anti-depressivos e anticonculsivantes. Analisa a ação e o afeito dos fármacos sobre o sistema nervoso e suas influências nas emoções e no comprotamento humano.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Capacitar o aluno a identificar as características principais e correlacioná-las com o uso clínico dos psicofármacos de uso mais comum nos transtornos mentais.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

- Introdução à farmacologia geral:

- Conceitos e divisões;

- Histórico da psicofarmacologia;

- Farmacocinética e farmacodinâmica;

- Membrana celular;

- Características físico-químicas das drogas.

- Noções da organização morfofuncional do sistema nervoso central:

- Aspectos fisiológicos da transmissão sináptica;

- Neurotransmissores: tipos e locais de ação.

- Psicofarmacologia: psicotrópicos:

- Conceitos;

- Classificação:

- Psicolépticos: antipsicóticos, hipnóticos e ansiolíticos;

- Psicoanalépticos: estimulantes da vigília, estimulantes do humor e neurotônicos;

- Psicodislépticos: alucinógenos e euforizantes;

- Outros: anti-epiléticos, antiparkinsonianos, anti-alcoólicos e lítio;

- Conceito, mecanismos de ação, efeitos e representantes de cada grupo;

- Psicopatologias e a psicofarmacoterapia;

- Abuso de drogas e dependência de psicotrópicos.

- Relações entre psicoterapia e psicofarmacologia.

 

4 METODOLOGIA

Discussões a partir de análise e questionamentos apresentados pelo professor e pelos alunos; Aulas expositivas, dialogadas e demonstrativas; Trabalho em pequenos grupos; Pesquisa; Seminários preparados pelos alunos e Projeções de lâminas, datashow.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida.

As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GOODMAN, L. & GILMAN, A.G. As bases farmacológicas da terapêutica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

GRAEFF, Frederico Guilherme & GUIMARÃES, Francisco Silveira. Fundamentos de psicofarmacologia. São Paulo: Atheneu, 1993.

STAHL, Stephen. Psicofarmacologia. Bases Neurocientíficas e Aplicações Clínicas. 3 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GRAEFF, F. G. & BRANDÃO, M. L. (Orgs). Neurobiologia das doenças mentais. 5. ed. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.

SALIM, J. Noções de psicofarmacoterapia na prática. São Paulo: 1987.

KAPLAN, H. I. SADOCK, B.J. Manual de Farmacologia Psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed, 1995.

SCHATZBERG, Michael D. e col. Manual de Psicofarmacologia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara: Koogan, 2003.

SCHATZBERG, Alan, F., COLE, Jonathan O.; BATTISTA, Charles De. Manual de Psicofarmacologia Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2009.