Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

CÓDIGO: 80-132

CARGA HORÁRIA: 45                    CRÉDITOS: 03

 

1. EMENTA

 

Aprimoramento da competência de leitura compreensiva, interpretativa e crítica de textos persuasivos, informativos e técnicos, visando à produção dessas tipologias textuais, em conformidade com a gramática de uso. Produção de textos técnicos e de correspondência comercial.

 

 

2. OBJETIVOS GERAL

- Fornecer, instrumentar para uma correta compreensão e interpretação de textos e conhecimentos necessários para sua elaboração.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Prática da leitura para:

1.1 Compreender idéias básicas do texto.

1.2 Interpretar fatos e fazer relações.

1.3 Desvelar contradições subjacentes ao texto.

1.4 Posicionar-se frente ao texto lido.

1.5 Preparar a produção do texto oral e escrito.

 

2. Tipologia Textual.

2.1 Texto formativos.

2.2 Textos informativos.

2.3 Textos técnicos.

 

3. Produção Textual (oral e escrita).

3.1 Produção de textos adequada à finalidade, à situação e ao destinatário.

 

3.2 Produção do texto.

3.2.1 Narrativos.

3.2.2 Descritivos.

3.2.3 Dissertativos.

 

3.3 Produção de textos que circulam no meio socia

3.3.1 Textos publicitários.

3.3.2 Textos instrucionais.

3.3.3 Textos técnicos.

 

4. Análise lingüística do texto produzido pelo aluno, compreendendo.

4.1 Aspectos de estrutura textual interna.

4.2 Aspectos de ordem morfossintática.

4.3 Aspectos de ordem fonológica.

 

4. METODOLOGIA

 

As aulas ministradas serão expositivas, explicativa s e dialogadas. O material usado para o desenvolvimento das mesmas constará giz e projeção de transparências e slides. Também serão desenvolvidos trabalhos de natureza prática, onde os alunos deverão desenvolver a escrita em sala de aula.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação será resultado de: prova escrita; trabalho prático e trabalhos extras.

 

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antonio. ALP novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo: FTD, 1999. 4 v.

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira . São Paulo: Parábola, 2003. 199 p .

GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula - leitura e produção . 3 ed. São Paulo: Ática, 2001.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antonio. Língua portuguesa: noções básicas para cursos superiores . 7 ed. São Paulo: Atlas, 2004. 218 p. ISBN 8522438498ABREU, A. S. A. Curso de Redação. 11 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BASTOS, L. K.. Coesão e coerência em narrativas escolares. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998. 175 p

GERALDI, João Wanderley; CITELLI, Beatriz; CHIAPPIN I, Ligia (Coord.). Aprender e ensinar com textos de alunos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. 182 p.

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental:de acordo com as atuais normas da ABNT. 29.ed. São Pau lo: Atlas, 2010. 560 p.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CÓCCO, Maria Fernandes; HAILER, Marco Antonio. ALP novo: análise, linguagem e pensamento. São Paulo: FTD, 1999. 4 v.

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira . São Paulo: Parábola, 2003. 199 p .

GERALDI, J. W. (org.) O texto na sala de aula - leitura e produção . 3 ed. São Paulo: Ática, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDRADE, Maria Margarida de; HENRIQUES, Antonio. Língua portuguesa: noçõesbásicas para cursos superiores . 7 ed. São Paulo: Atlas, 2004. 218 p. ISBN8522438498ABREU, A. S. A. Curso de Redação. 11 ed. São Paulo: Ática, 2001.

BASTOS, L. K.. Coesão e coerência em narrativas escolares.São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CARVALHO, Nelly de. Publicidade: a linguagem da sedução. 2. ed. São Paulo: Ática, 1998. 175 p

GERALDI, João Wanderley; CITELLI, Beatriz; CHIAPPIN I, Ligia (Coord.). Aprender eensinar com textos de alunos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. 182 p.

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental:de acordo com as atuais normas da ABNT. 29.ed. São Pau lo: Atlas, 2010. 560 p.

 

Notícias do Curso

Ver todas