Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: Comercialização e Crédito Rural

Código: 67-225

Carga Horária: 45

Número de Créditos: 03 Créditos

 

1 EMENTA

Estudo dos mecanismos de comercialização dos diferentes produtos agropecuários. Crédito de custeio e investimentos: PROAGRO – Preços mínimos. Documentos normativos de créditos rural.

 

2 OBJETIVOS GERAIS

- Capacitar os profissionais no estudo dos mecanismos de comercialização Agrícola.

- Conhecer os agentes de abastecimento, Política de Crédito, Custeio Agrícola; Seguros, Política de Estoques Reguladores e Políticas de Abastecimento.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução.

Economia.

Sistema Econômico.

Conceitos.  

Classificação Concorrência.

Conceito.

Caracterização das Concorrências.

Considerações Finais e Conclusivas sobre Concorrência.

Os Mercados e a Teoria.

A Comercialização no Contexto do Sistema Econômico.

Introdução.

Atividades da Comercialização de Produtos Agncolas.

Sistema de Comercialização.

Aspectos gerais e conceito.

Componentes elementares e mecanismos de coordenação do sistema de comercialização. Componentes elementares do sistema de comercialização.

Mecanismos de coordenação.

Fluxo geral de comercialização de produtos agrícolas.

O fluxo geral e a concorrência do mercado.

O complexo agroindustrial (CAI) e a comercialização agrícola.

O complexo agroindustrial brasileiro (O agribusiness brasileiro).

A importância do CAI.

A importância do CAI no Brasil.

A agroindústria e sua importância.

Expansão do CAI e dificuldades ao seu desenvolvimento.

Relações e Interdependências no CAI.

Estrutura do CAI Brasileiro.

O Setor de Recursos de produção para a Agricultura

Fase 1 do CAI.

Estrutura da Agricultura

Fase II do CAI e sua relação com a comercialização.

Alguns aspectos da estrutura da comercialização, Ao e agroindústria.

Fase III do CAI.

A sistematização final do CAI.

Fluxo geral do produto agropecuário e insumos no CAI

A comercialização de produtos agropecuários e o CAI.

A ação comercializadora

Funções de comercialização.

Classificação das funções.

Funções de permuta.

Funções físicas.

Funções auxiliares.

Instituições de comercialização ou de mercado.

Classificação.

Instituições de comercialização e suas características.

Estrutura de comercialização ou de mercado.

Análise da estrutura.  

Tipos de estrutura de mercados reais.

Grau de concentração, Ao de estrutura.

Eficiência do mercado.

Barreiras do oligopólio & concorrência.

Síntese dos indicadores da estrutura do mercado.

Organização da estrutura do mercado.

Os níveis de mercado.

O mercado local.

O mercado atacadista.

O mercado varejista.

Integração de Mercado.

Conceitos e considerações.

Classificações (tipos de integração).

Objetivos e efeitos das integrações.

Rumos da integração.

Canais, fluxos e margens de comercialização.

Canais e fluxos de comercialização

Margens de comercialização.

Classificação, teórica de margem de comercialização.

Cálculos das margens brutas: alguns exemplos.  

Utilidades das margens de Comercialização.

Markup. Custos de Comercialização.

Conceitos.

Custos e recursos

Renda e lucro.  

Funções de custo e a eficiência de produção.

Considerações básicas.

Comportamento das curvas de custos totais a curto prazo.

Comportamento das curvas de custos médios e do custo marginal. custos unitários, a curto prazo.

Funções de CTM e ou Cme no longo prazo.

Equilíbrio da firma em concorrência perfeita no curto prazo.

Equilíbrio da firma no caso de monopólio.  Abastecimento.

Agentes do abastecimento.

Política de crédito: custeio agrícola e seguro.

Política de garantia de preços mínimos (PGPM).

Política de estoques reguladores.

Armazenamento e transporte.

Política de abastecimento.

Programas de cadeias voluntárias.

Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (SINAC).

Outras atuações da CONAB.

4 METODOLOGIA

- Aulas expositivas (teóricas), dialogadas com utilização de recursos áudio-visuais diversos.

- Trabalhos com texto e cálculo ( individuais e em grupo).

- Apresentação sob a forma de seminários ( trabalhos em grupo).

 

5 AVALIAÇÃO

- Avaliação individual: prova escrita (domínio de conteúdo, capacidade de análise e síntese).

- Avaliação em grupo: apresentação (escrita e oral) conteúdo, consistência científica, argumentação e síntese.

1ª Prova Escrita ( 1ªP); 2ª Prova Escrita ( 2ª P); Trabalho em Grupo ( TG)

Nota Final = (1ºP x 0,4) + (2ªP x 0,4) + (TG x 0,2)

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAUJO, N. B. de; WEDEKIN, I.; PINAZZA, L.A. Complexo Agroindustrial: O Agribusiness Brasileiro. São Paulo: Agroceres, 1990. Pp. 1-14.

BATALHA, M. O. (coord.). Gestão Agroindustrial. Vol 1 e 2. São Paulo: Atlas, 1997. 323p.

TEIXEIRA, E. C.; AGUIAR, D. R. D. (Orgs) Comércio Internacional e Comercialização Agrícola. In: Seminário Internacional de Política Agrícola. Viçosa: UFV, 1995. 328p.

ZYLBERSTAJN, D.; NEVES, M. F. (Orgs) Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira,  2000. 428p

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, J C. M. de. O desenvolvimento da agropecuária brasileira -  da agricultura  escravista ao sistema agroindustrial. Brasília: EMBRAPA-SPI,  1992. 171p.

CASTRO. N. G. de. A influência dos meios de transporte e da armazenagem no Desenvolvimento das nações. (Monografia não publicada). Lavras: ESAL. 1990. 28p.

LAUSCI-INER, R. Agribusiness, cooperativa e produtor rural. São Leopoldo: UNIINOS. 1993. 296p

LEFTWICH, R. H. O Sistema de preços e a alocação de recursos. 6 ed. São Paulo: Pioneira, 1983. 452p.

MARSHALL. 1. Política de garantia de preços mínimos: instrumento de Desenvolvimento agrícola. Brasília: CFP, 1990. 52p.

RIBEIRO, D. Comercialização agrícola e ação do governo. São Paulo: Unidas, 1983. 160p.

STEELE. H L.; VERA FILHO, F.; WELSH, R. S. Comercialização agrícola. São  Paulo: Atlas, 1971. 443p.

REIS, A. J. dos. Comercialização Agrícola. Lavras: UFLA/FAEPE, 1995.

 

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