Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NO AGRONEGÓCIO

Código: 60-675

Carga Horária: 30

Número de Créditos: 02 Créditos

 

1 EMENTA

Introdução ao sistema de Recursos Humanos, Indivíduo, Grupos, Liderança, Organização, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Proporcionar ao acadêmico um referencial teórico a respeito da administração de Recursos Humanos, despertando-o analítica e criticamente para as posturas e praticas organizacionais, primando pela otimização dos recursos organizacionais, pelo desenvolvimento das relações interpessoais e, sobretudo a melhoria da qualidade de vida das pessoas, interagindo proativamente a nível organizacional e, principalmente, na sociedade como um todo.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Introdução à Administração de Recursos Humanos.

1.1 Evolução histórica.

1.2 A administração de recursos humanos no contexto organizacional.

1.3 A administração de recursos humanos nos países do mercosul.

1.4 Capacitação do administrador de recursos humanos.

2 Relações Interpessoais.

2.1 Eu e os outros.

2.2 Comunicação interpessoal.

2.3 A importância dos feedback nas relações interpessoais.

2.4 A Integração como fator de sucesso organizacional.

3 Grupos.

3.1 Funcionamento Co grupo.

3.2 Modelos do grupo.

4 Equipes.

4.1 Transformação do grupo em equipe.

5 Cultura Organizacional.

5.1 Elementos da cultura.

6 Mudanças.

7 Conflito.

8 Comunicação.

8.1 Fatores envolvidos na comunicação.

8.2 Como escolher os meios de comunicação certos.

8.3 Comunicação não verbal.

9 Motivação.

9.1 Hierarquia das necessidades.

9.2 Teoria X e Y.

9.3 Incentivo para manter e melhorar o desempenho.

10 Liderança.

10.1 Estilos e liderança.

11 Negociação.

11.1 Técnicas de negociação.

12 Qualidade de Vida.

13 Recrutamento e seleção.

14 Treinamento e desenvolvimento.

15 Avaliação de desempenho e de potencial..

16 Valorização e recompensa aos funcionários.

 

4 METODOLOGIA

O conteúdo básico e teórico da disciplina será ministrada de forma expositiva e dialogada em sala de aula com a utilização de recursos audiovisuais. (tabelas, estatísticas, análise de resultados, fotos, filmes, slides, cartazes etc.).

O conteúdo teórico-prático prevê o envolvimento dos alunos no planejamento de atividades e constituição de sociedades cooperativas com apresentação

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será o resultado de:

- P1) 1ª Prova escrita, multiplicada pelo peso 3 (três)

- P2) 2ª Prova escrita, multiplicada pelo peso 3 (três)

- T) Nota do trabalho, multiplicado pelo peso 4 (quatro)

A nota final será dada pela soma das 3 (três) notas parciais:

A = (P1 x 3) + (P2 x 3) + T = Nota da Disciplina

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 1989.

PEIXOTO, P. G. Estratégica de Recursos Humanos para a Qualidade e Produtividade. Rio de  Janeiro: Qualitymark. 1995.

TOLEDO, F. de. Administração de Pessoal. São Paulo: Atlas, 1989.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, I. Gerenciando Pessoas. O passo decisivo para a Administração  Participativa. 2 ed.  São Paulo:  Makron Books, 1994.

DEEPROSE, D. Como Valorizar e Recompensar seus Funcionários. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

JOINER. B. L. As Metas Gerenciais. Gerência de Quatro Geração. São Paulo: Makron Books. 1995.

PARKER. G. M. O Poder dos equipes. Um Guia Prático para implementar Equipes Interfuncionais de alto desempenho. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

SIQUEIRA, J. Liderança, Qualidade e Competitividade. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.

 

 

 

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