Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Administração de Cooperativas

Código: 60.421

Carga Horária: 30

Número de Créditos: 02 Créditos

 

1 EMENTA

Aspectos relevantes do cooperativismo visando discutir o processo administrativo e a tomada de decisões na gestão. Modelos de gestão cooperativa, discutindo as quatro áreas de atividades do processo administrativo: planejamento, organização, direção e controle. Tipos de Cooperativa e seus tipos de gestão. Gestão tradicional, gestão coletiva, gestão democrática, autogestão. Técnicas, princípios e ferramentas da administração aplicadas a gestão de cooperativas. Aspectos atuais da Administração de Cooperativas. Tendências.

 

2 OBJETIVOS

- Oportunizar ao acadêmico conhecimentos básicos sobre a gestão de empreendimentos cooperativos;

- Visualizar questões legais, sociais, econômicas e políticas de cooperativas, contemplando aspectos regionais.

- Buscar estratégias competitivas de gestão através do cooperativismo.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

• Concepção Histórica do cooperativismo;

• Técnicas da gestão aplicada a cooperativas

• O processo administrativo e a tomada de decisões na gestão

• Tipos de Cooperativa e seus tipos de gestão

• Gestão tradicional, gestão coletiva, gestão democrática, autogestão.

• As  quatro  áreas  de  atividades  do  processo administrativo:  planejamento, organização, direção, controle e inovação tecnológica.

• Técnicas, princípios e ferramentas da administração aplicadas à gestão de cooperativas 8 Tipos de cooperativas, construção estatutária, composição de quadros sociais.

• O  papel  das  cooperativas  no  desenvolvimento  regional Interesses  e possibilidades regionais no cooperativismo.

• Aspectos econômicos, mercadológicos, humanos na gestão de cooperativas e sua sustentabilidade.

• O perfil do administrador de cooperativas em um contexto contemporâneo

• Aspectos atuais da Administração de Cooperativas.

• Tendências, atualidades e novidades em Gestão de Cooperativas.

  

4 METODOLOGIA

A aprendizagem será garantida mediante métodos que propiciem a construção do conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros administradores. Quanto aos recursos e métodos todos os compatíveis e adequados a boa aprendizagem serão disponibilizados incluindo: sala de aula adequada, infraestrutura compatível, seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área. Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CENZI, Neri Luiz. Cooperativismo: desde as origens ao projeto de lei da reforma do sistema cooperativo brasileiro. Curitiba, PR: Juruá, 2009.

CRÚZIO, Helen de Oliveira. Como organizar e administrar uma cooperativa: uma alternativa para o desemprego. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de gestão das cooperativas: uma abordagem prática. 4.ed. São Paulo, SP: Atlas, 2009.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BIALOSKORSKI NETO, Sigismundo. Aspectos econômicos das cooperativas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.

Büttenbender, Pedro Luís (org.). Gestão de cooperativas: fundamentos, estudos e práticas. Ijuí: Unijui, 2011.

CARBONELL DE MASY, Rafael. Moderna administração de empresas cooperativas agrárias. Porto Alegre: FDRH, 1979. 297 p.

ROSSI, Amélia  do Carmo  Sampaio.  Cooperativismo  à  luz dos  princípios constitucionais. Curitiba, PR: Juruá, 2005.

SENRA, Ricardo Belízio de Faria (Coords.). Aspectos jurídicos das Cooperativas de crédito. Belo Horizonte: Mandamentos, 2005.

 

 

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