Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: COMERCIALIZAÇÃO E MARKETING NO AGRONEGÓCIO

Código: 60-409

Carga Horária: 60

Número de Créditos: 04 Créditos

 

1 EMENTA

Estudo dos mecanismos de comercialização dos diferentes produtos agropecuários, crédito de custeio e investimentos. Conceitos básicos de marketing. Ambiente de marketing no agronegócio. Marketing estratégico aplicado a firmas agroindústriais.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

- Capacitar os profissionais no estudo dos mecanismos de comercialização Agrícola.

- Conhecer os agentes de abastecimento, Política de Crédito, Custeio Agrícola; Seguros, Política de Estoques Reguladores e Políticas de Abastecimento.

- Capacitar os  profissionais que atuam no agronegócio a utilizar técnicas, instrumentos e informações de forma adequada, contribuindo, assim, para aumentar a eficiência de empresas, dos órgãos governamentais e de outros negócios a que estejam associados. - Formar profissionais capazes de enfocar os conceitos fundamentais relacionados com o agronegócio, do ponto de vista analítico e prático, considerando-se o cenário nacional e internacional;

- Fornecer conhecimentos e metodologias adequadas à tomada de decisões em empresas agrícolas e agroindustriais;

- Formar e capacitar profissionais executivos responsáveis pela gestão do Sistema Agroindustrial (SAG).

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Introdução.

1.1 Economia.

1.2 Sistema Econômico.

1.2.1 Conceitos.  Classificação Concorrência. Conceito. Caracterização das Concorrências. Considerações Finais e Conclusivas sobre Concorrência. Os Mercados e a Teoria. A Comercialização no Contexto do Sistema Econômico. Introdução. Atividades da Comercialização de Produtos Agrícolas. Sistema de Comercialização.

 

2.1 Aspectos gerais e conceito.

2.2 Componentes elementares e mecanismos de coordenação do sistema de comercialização. Componentes elementares do sistema de comercialização. Mecanismos de coordenação. - Fluxo geral de comercialização de produtos agrícolas. -  O fluxo geral e a concorrência do mercado. O complexo agroindustrial (CAI) e a comercialização agrícola. O complexo agroindustrial brasileiro (O agribusiness brasileiro). - A importância do CAI. - A importância do CAI no Brasil. - A agroindústria e sua importância.

 

3.2  Expansão do CAI e dificuldades ao seu desenvolvimento.

3 Relações e Interdependências no CAI. . -  Estrutura do CAI Brasileiro. O Setor de Recursos de produção para a Agricultura -  Fase 1 do CAI.

3.4.2 Estrutura da Agricultura -  Fase II do CAI e sua relação com a comercialização.

3.4.3 Alguns aspectos da estrutura da comercialização, Ao e agroindústria, Fase III do CAI. A sistematização final do CAI. Fluxo geral do produto agropecuário e insumos no CAI À comercialização de produtos agropecuários e o CAI. A ação comercializadora 4.1. -  Funções de comercialização.

4.1.1 Classificação das funções.

4.1.2 Funções de permuta.

4.1.3 Funções físicas.

4.1.4 Funções auxiliares.

 

4.2 Instituições de comercialização ou de mercado.

4.2.1 Classificação.

4.2.2 Instituições de comercialização e suas características.

 

4.3 Estrutura de comercialização ou de mercado.

4.3.1 Análise da estrutura.

4.3.2 Tipos de estrutura de mercados reais.

4.3.3 Grau de concentração, Ao de estrutura.

4.3.4 Eficiência do mercado.

4.3.5 Barreiras do oligopólio & concorrência.

4.3.6 Síntese dos indicadores da estrutura do mercado. Organização da estrutura do mercado.

 

5.1 Os níveis de mercado.

5.1.1  O mercado local.

5.1.2 O mercado atacadista.

5.1.3 O mercado varejista.

 

5.2  Integração de Mercado.

5.2.1 Conceitos e considerações.

5.2.2 Classificações (tipos de integração).

 

5.3  Objetivos e efeitos das integrações.

 

6.1 Conceitos básicos de marketing.

6.2 O Marketing e o Processo de Administração de Marketing.

6.3 Ambiente de marketing no agronegócio.

6.4 Marketing estratégico aplicado a firmas agroindustriais.

6.5  Seleção do Mercado-Alvo.

6.6 Modelos de comportamento do consumidor. Pesquisa mercadológica no agronegócio.

6.7 Desenvolvimento do mix de marketing.

 

6.8 O sistema e o ambiente de marketing.

6.8.1 O comportamento do consumidor e do comprador organizacional.

6.8.2 Análise do potencial de mercado.

6.8.3 Segmentação e posicionamento de Mercado.

 

6.9 Desenvolvimento de estratégias de marketing.

 

6.10 Desenvolvimento do programa de marketing.

6.10.1 Decisões e administração do composto produto.

6.10.2 Estratégias e programas de preço.

 

6.11 Decisões e administração de canais.

6.12 Estratégias de comunicação e promoção.

6.13 Administração da força de vendas.

4 METODOLOGIA

- Aulas expositivas (teóricas), dialogadas com utilização de recursos audio-visuais diversos.

- Trabalhos com texto e cálculo ( individuais e em grupo).

- Apresentação sob a forma de seminários ( trabalhos em grupo).

 

5 AVALIAÇÃO

-   Avaliação individual: prova escrita (domínio de conteúdo, capacidade de análise e síntese).

- Avaliação em grupo: apresentação (escrita e oral) conteúdo, consistência científica, argumentação e síntese.

1ª Prova Escrita (1ªP); 2ª Prova Escrita (2ª P); Trabalho em Grupo (TG)

Nota Final = (1ºP x 0,4) + (2ªP x 0,4) + (TG x 0,2)

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BATALHA, M. O. (coord.). Gestão Agroindustrial. Vol 1 e 2. São Paulo: Atlas, 2001 323p.

KOTLER, Philip; BRANDÃO, Ailton Bonfim (Trad.). Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle . 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998. 725 p.

ZYLBERSTAJN, D.; NEVES, M. F. (Orgs) Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira,  2000. 428p .

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CATELLI, Simone Roseli Ferreira. Uma garfada de marketing. São Paulo: Via Lettera, 2008. 119p.

FARIA, Izabel Sabatier de; FARIA, Mário de. Pesquisa de marketing: teoria e prática. São Paulo: M.Books, 2009. 144 p.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 720 p.

MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia agrícola: princípios básicos e aplicações . 2. ed. Curitiba, PR: ZNT, 1998. xii, 458 p.

NEVES; M.F. ; CASTRO, L. Marketing e estratégia em agronegócios e alimentos. São Paulo:  Atlas, 2003. 365 p.

 

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