Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: LEGISLAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL B

Código: 60-408

Carga Horária: 30

Número de Créditos: 02 Créditos

 

1 EMENTA

Leis de regulamentação e ética profissional.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Oferecer subsídios teóricos para discussão e reflexão acerca da ética como valor de conduta na sociedade e no exercício profissional.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução às Ciências Sociais.

Aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira. História da África e dos africanos, luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional.

Contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Direitos e deveres do profissional de Agronomia na sociedade, e no Ambiente de trabalho, responsabilidades e Ética no exercício profissional.

Normas, códigos, Estatutos, Regimentos e Leis. Ética na produção agropecuária.

As Interfaces da ética com os direitos humanos.

Tópicos especiais em Legislação e Ética Profissional B - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei Nº 13.146, 6/07/2015.

 

4 METODOLOGIA

Aulas Expositivas verbais. Aulas com recursos audiovisuais. Estudos de Caso. Fixação de conteúdos através de exercícios e pesquisas bibliográficas.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de prova, trabalhos e seminários. A avaliação constituir-se-á em um processo quantitativo e qualitativo de forma a avaliar o processo de desenvolvimento – individual e/ou coletivo do aprendizado do  acadêmico ao longo do semestre observando sua evolução, participação e crescimento.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA (BRASIL). O Código de ética começa por você, profissional. 7. ed. Brasília: CONFEA, 2011.

SOARES, Moisés Sousa (0rg.). Nossa Legislação Profissional. Porto Alegre: CREAS/RS, 2010.

STEPKE, Fernando Lolas; DRUMONDT, José Geral do de Freitas. Ética em Engenharia e Tecnologia. Brasília/DF. CONFEA, 2011.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASHLEY, Patricia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2005.

COLBART, Antonia L. Ética do trabalho: a vida familiar na construção da identidade profissional. São Paulo: Letras & Letras, 1995.

HOLTZAPPLE, Mark T.; REECE, W. Dan. Introdução à engenharia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2006.

SÁ, A. L.de. Ética Profissional. São Paulo: Altas, 2005.

SOARES, Moisés Souza. Ética e exercício profissional. Brasília: ABEAS, 1996.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas