Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

Disciplina: USO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS

Código: 50-312

Carga Horária: 60h

Créditos: 04

 

 1 EMENTA

Estudo do manejo adequado dos solos, processo de degeneração e métodos de conservação do solo. Principais práticas conservacionistas do solo.

 

 

2 OBJETIVO(S)

- Conhecer os métodos de manejo do solo, processos que prejudicam a estrutura física e composição do solo.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 Introdução ao uso, manejo e conservação do solo.

2 Erosão do solo.

2.1 Erosão hídrica.

2.2 Erosão eólica.

3 Mobilização do solo.

3.1 Lavração.

3.2 Gradagem.

3.3 Escarificação e sub-solagem.

4 Instrumentos e implementos usados na conservação do solo.

5 Práticas conservacionistas.

5.1 Cobertura morta, rotação de culturas, cultivos em nível, cultivos em faixas, adubação verde, reflorestamento, pastagem e controle de voçorocas.

6 Sistema convencional, cultivo mínimo e plantio direto.

7 Levantamento e planejamento conservacionista.

 

 

4 METODOLOGIA

- Aulas expositivas (teóricas);

- Recursos: quadro de giz, projeção de slides, transparências e vídeos técnicos;

- Aulas práticas em campo e em laboratório;

- Trabalhos práticos.

 

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será resultado de: prova escrita; trabalho prático e trabalhos extras.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bertoni, J. Conservação do solo. 3 ed.  São Paulo: Ícone, 1999. 355p.  

GUERRA, A. J. T.; SILVA, A. S. da; BOTELHO, R. G. M. (Org.). Erosão e conservação dos solos: conceitos, temas e aplicações. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. 339 p.

LEPSCH, Igo F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. 178 p.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERREIRA, P. H. de M. Princípios de manejo e de conservação do solo. 3 ed. São Paulo: Nobel, 1992. 135p.

GALETI, Paulo Anestar. Conservação do solo, reflorestamento, clima. 2. ed. Campinas: Instituto Campineiro de Ensino Agrícola, 1982. 286 p.

Leite, A. M. P. Preparo inicial do solo: desmatamento mecanizado. Viçosa: UFV, 2000. Caderno Didático 62. 48p.

PRIMAVESI, A. Manejo ecológico dos solos: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 1999

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Manual de uso, manejo e conservação do solo e da água.  2 ed. Florianópolis: Epagri, 1994. 384p

SOUTO, João José P. Deserto, uma ameaça? estudo dos núcleos de desertificação na fronteira. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências.  Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, a qual altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 09 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.  Ministério da Saúde.  Diretrizes para Estruturação de farmácias no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília, 2009.  

Portaria nº 3.916/MS/GM, de 30 de outubro de 1998. Política Nacional de Medicamentos.  

Resolução nº 338, de 06 de maio de 2004 – Política Nacional de Assistência Farmacêutica.  

Resolução n° 01, de 30 de maio de 2012 – Conselho Nacional de Educação, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

 

 

 

 

 

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