Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: CONSERVAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS

Código: 20-336  

Carga horária: 30 horas

Nº de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Recursos naturais não renováveis e renováveis: conceitos, aplicações e conservação/utilização racional. As formas de energia: jazidas carboníferas, petrolíferas e fontes hídricas. O esgotamento dos recursos Renováveis e Não Renováveis e a política de utilização; solos, Águas superficiais/subterrâneas e vegetação como recursos naturais: uso e conservação. Alternativas da sociedade para o uso racional e sustentável dos recursos terrestres.

 

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 Objetivo Geral

- Fornecer o conhecimento necessário para a compreensão das diferentes origens dos recursos bem como sua utilização e exploração sustentável frente a situação global, nacional e regional.

 

2.2 Objetivos Específicos

- Conhecer as origens, classificação e distribuição dos recursos naturais renováveis e não renováveis e sua importância socioeconômica e ambiental.

- Entender a os processos exploração e uso de forma sustentável dos recursos naturais frente as políticas ambientais mundiais, nacionais e regionais.

- Compreender os processos envolvidos na exploração dos recursos hídricos, minerais e vegetais como processos de desenvolvimento socioambiental.

 

 

3 CONTEUDOS CURRICULARES

 

O Significado e a Natureza dos Recursos Naturais

Conceituação, classificação e distribuição geográfica dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

 

A Natureza dos Recursos Naturais

Formação da terra, origem dos recursos naturais, os territórios e os seus recursos naturais renováveis e não renováveis.

 

A Apropriação e Utilização pelo homem dos Recursos Naturais

Etapas do desenvolvimento sócio-econômico e a utilização dos recursos naturais, proporção de Pessoas e recursos disponíveis, valorização e avaliação dos recursos. O uso dos recursos naturais regionais em processo de desenvolvimento regional e Socioeconômico

 

Exploração e Conservação dos Recursos Naturais

Conceitos de conservação/preservação, recursos naturais e planejamento de políticas regionais, exploração dos recursos naturais no Brasil, estado do Rio Grande do Sul e Região.

 

Recursos Hídricos

Tipos e distribuição geográfica de recursos hídricos. Política, exploração e conservação dos recursos hídricos como fontes de Energia e desenvolvimento Econômico.

 

Recursos Minerais

Tipos e distribuição dos recursos minerais. Exploração e conservação dos recursos minerais. Política de recursos minerais. Recursos minerais e sua utilização econômica no desenvolvimento.

 

Outros Recursos Naturais

Recursos Vegetais. Formas Silvestres e extrativismo. Utilização de outros recursos naturais como atividades sustentáveis

 

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas; Trabalhos; Seminários; Pesquisas.

 

 

5 AVALIAÇÃO

Provas bimestrais. Apresentação individual ou em grupo de trabalhos práticos e seminários.

 

 

Notícias do Curso

Ver todas