Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE

FÍSICA GERAL A

Código: 10-207

Carga Horária 60..Créditos 4

 

1 EMENTA

Grandezas fundamentais. Cinemática. Dinâmica: força e movimento. Trabalho, energia e sua conservação. Sistemas de partículas. Colisões. Rotação e momento angular.

 

2 OBJETIVOS

GERAL: Proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão significativa dos conceitos, leis e princípios fundamentais de grandezas fundamentais, cinemática, dinâmica: força e movimento, trabalho, energia e sua conservação, sistemas de partículas, colisões, rotação, momento angular e suas aplicações na solução de problemas típicos visando a generalização das relações entre esses conhecimentos e outros fenômenos físicos.

 

ESPECÍFICOS: Com o desenvolvimento do conteúdo da Física Geral A, o aluno deverá tornar-se capaz de: desenvolver as ferramentas de cálculo aplicado grandezas fundamentais, cinemática, dinâmica: força e movimento, trabalho, energia e sua conservação, sistemas de partículas, colisões, rotação, momento angular; compreender os inúmeros fenômenos físicos relacionados as áreas abrangidas nesse plano e que servirão de base para os conhecimentos técnicos subsequentes do Curso; discutir os temas de Física Geral A relacionados diretamente com o objeto de formação do Curso; habilitar os alunos a desenvolver processos lógicos e linhas de raciocínio que lhes sejam úteis na continuação de seus estudos.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

3.1 – MEDIÇÃO

3.1.1 - Sistema Internacional de Unidades

3.1.2 - Mudança de Unidades

 

3.2 - MOVIMENTO RETILINEO

3.2.1 - Movimento

3.2.2 - Posição e Deslocamento

3.2.3 - Velocidade

3.2.4 - Aceleração

3.2.5 - Queda livre

 

3.3 - VETORES

3.3.1 - Vetores e Escalares

3.3.2 - Soma de Vetores

3.3.3 - Componentes de Vetores

3.3.4 - Vetores Unitários

3.3.5 - Multiplicação de Vetores

 

3.4 - MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES

3.4.1 - Movimento em duas e três dimensões

3.4.2 - Posição e deslocamento

3.4.3 - Velocidade

3.4.4 - Aceleração

3.4.5 - Movimento de projéteis

3.4.6 - Movimento circular uniforme

3.5 - FORÇA E MOVIMENTO

3.5.1 - Leis de Newton

3.5.2 - Força

3.5.3 - Massa

3.5.4 - Aplicações das leis de Newton

3.5.5 - Atrito

 

3.6 - TRABALHO E ENERGIA CINÉTICA

3.6.1 - Trabalho de uma força constante

3.6.2 - Trabalho de uma força variável

3.6.3 - Lei de Hook

3.6.4 - Energia Cinética

3.6.5 - Potência

3.6.6 - Teorema trabalho-energia cinética

 

3.7 - CONSERVAÇÃO DE ENERGIA

3.7.1 - Trabalho e energia potencial

3.7.2 - Energia mecânica

3.7.3 - Forças conservativas e não-conservativas

3.7.4 - Conservação de energia

3.7.5 - Trabalho realizado pela força de atrito

 

3.8 - SISTEMA DE PARTÍCULAS

3.8.1 - Centro de massa

3.8.2 - Momento linear

3.8.3 - Conservação do momento linear

 

3.9 - COLISÕES

3.9.1 - O que é colisão

3.9.2 - Impulso e momento linear

3.9.3 - Colisões elásticas e inelásticas

3.9.4 - Colisões em duas dimensões

 

3.10 - ROTAÇÃO I

3.10.1 - As variáveis da rotação

3.10.2 - Variáveis lineares e angulares

3.10.3 - Energia cinética de rotação

3.10.4 - Cálculo do momento de inércia

3.10.5 – Torque

 

3.11 - ROTAÇÃO II

3.11.1 - Momento Angular

3.11.2 - Momento angular de um corpo rígido

3.11.3 - Conservação do momento angular

 

4 METODOLOGIA

Aulas principalmente com caráter expositivo podendo ser assistidas por computador (no formato de apresentação de vídeos, fotos, textos e simulações). Serão propostas, leituras de livros texto e eventualmente artigos relacionados com assuntos de Física Básica com relação direta com o assunto deste Plano de Ensino. Experimentos serão demonstrados em aula e em laboratório. A fixação dos conteúdos será através de exercícios, atividades experimentais e relatórios.

Os alunos deverão participar ativamente das aulas, respondendo e resolvendo exercícios, observando e elaborando perguntas e conclusões a partir de exposições, apresentações, palestras e experimentos em sala de aula ou em laboratório

 

5 AVALIAÇÃO

A nota será constituída de duas avaliações teóricas (provas), sem consulta e individuais. Eventualmente, análises de artigos, trabalhos em grupo, resolução de listas de exercícios poderão ser utilizados para reforçar a nota dos alunos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física: mecânica. 4.ed. Rio de Janeiro, 1996. 1.v.

KELLER, F. J.; GETTYS, W. E.; SKOVE, M. Física. São Paulo: Makron Books, 1999. 1. v. 2.v.

TIPLER, P. A. Física para cientistas e engenheiros. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1995. 1. v.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CAMPOS, A. A.; ALVES, E. S.; SPEZIALI, N. L. Física experimental básica na universidade. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

NUSSENZVEIG, H. M.. Curso de física básica. 3.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. 3.v.

PIACENTINI, J. J.; GRANDI, B. C.; HOFMANN, M. Introdução ao laboratório de física. Florianópolis: UFSC, 2006.

RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; KRANE, K. Física 1. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. 1.v.

SEARS, F. W.; ZEMANSKI, M. W.; YOUNG, H. D. Física. 2.ed. São Paulo: LTC, 2002. 1.v e 2.v

 

 

Notícias do Curso

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