DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA I-A Código: 80-268 Carga Horária Total: 60h Carga Horária Teórica: 60h Número de Créditos: 04
1) EMENTA Leitura, informação e conhecimento. O texto e os paradigmas da comunicação verbal. Compreensão e interpretação de diferentes gêneros textuais sob os aspectos semânticos, mosfossintáticos, pragmáticos e discursivos. Produção textual oral e escrita.
2) OBJETIVO Desenvolver habilidades e competências de:
3) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 Leitura: estratégias cognitivas e metacognitivas 1.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações; 1.2 Antecipação de informações; 1.3 Realização de inferências; 1.4 Verificação de informações no texto; 1.5 Articulação de índices textuais e contextuais.
2 O texto e os paradigmas da comunicação verbal 2.1 Completude; 2.2 Unidade; 2.3 Referência; 2.4 Expansão; 2.5 Coerência; 2.6 Coesão; 2.7 Informatividade; 2.8 Intertextualidade.
3 Compreensão leitora, interpretação, posicionamento crítico e aprendizagem significativa 4 Texto e contexto: aspectos semânticos, morfossintáticos, pragmáticos e discursivos 5 Prática da produção textual oral e escrita 6 Discursividade: o dito, o não dito, o modo de enunciação, a compreensão e a interpretação 7 Avaliação, segundo pressupostos da comunicação verbal
4) METODOLOGIA Práticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico:
5) AVALIAÇÃO A avaliação terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas e será realizada através de:
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6. BIBLIOGRAFIA BÁSICANUNO, HENRIQUE. Interpretação de texto – teoria e questões. São Paulo: Editora Ferreira, 2012. ANTUNES, Irandé. Análise de texto: fundamentos e práticas. São Paulo: Ed. Parábola, 2010. VOESE, Ingo. Análise do discurso e o ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Cortez, 2004.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARLIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura. São Paulo: Ed. Contexto, 2011. KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2013. MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003. SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
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