Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: METODOLOGIA CIENTÍFICA

Código: 70-427

Carga Horária: 30h

Número De Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Reflexões sobre a produção do conhecimento, sua difusão e incorporação. Sentido e perspectiva do Ensino Universitário: a tríplice missão: ensino, pesquisa e extensão. O método científico. A produção científica. A comunidade científica. Trabalhos acadêmicos. Instrumentalização metodológica.

 

2. OBJETIVOS:

Instrumentalizar e orientar na adoção de um comportamento metodológico e científico na busca da construção do conhecimento, sistematizando, discutindo os fundamentos e princípios da ciência, relacionando-os com a missão da universidade.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

3.1 Metodologia Científica e a Universidade.

3.2 A organização da vida de estudos na Universidade: métodos e estratégias de estudo e aprendizagem.

3.3 Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos.

3.4 As relações homem mundo e a produção do conhecimento

3.5 A natureza do conhecimento tipos e níveis.

3.6 Os princípios da comunicação científica.

3.7 Trabalhos didáticos.

3.8 Normatização científica.

3.9 Sistematização de textos e meios eletrônicos.

 

4. METODOLOGIA:

A disciplina será desenvolvida a partir de exposição dialogada, trabalhos em grupos e individuais, pesquisas, debates e seminários para apresentação de trabalhos. A referida metodologia tem por finalidade desenvolver a reflexão, a problematização do mundo vivido, e o debate na perspectiva de um processo social emancipador.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades no comportamento metodológico e científico. Será realizada através de elaboração e apresentação de trabalhos, relatórios e provas.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Education, 2007.

FERRARI, Rosane de Fátima [et al.]. Manual de normas técnicas para produções acadêmicas da URI [recurso eletrônico].Frederico Westphalen, RS: URI, 2017.

http://www.fw.uri.br/NewArquivos/publicacoes/publicacoesarquivos//249.pdf.

 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDRADE, Maria Margarida de; MARTINS, João Alcino de Andrade. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos de graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PORTILHO, Evelise. Como se aprende? estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: WAK, 2009.