Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Direito Ambiental – D

Código: 60-650

Carga Horária: 60

Número de Créditos: 04 Créditos

Pré-requisitos: 60-619

 

1 EMENTA

Aspectos históricos e estudo do Direito Ambiental numa perspectiva interdisciplinar. Fundamentos e princípios do Direito Ambiental. Direito Ambiental na Constituição. Direito Ambiental e Sustentabilidade. Legislação Ambiental infraconstitucional. Tratados internacionais ambientais.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Estudar o quadro normativo do direito ambiental para aplicação crítica dos instrumentos jurídicos, numa perspectiva indisciplinar de sustentabilidade socioambiental.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 ASPECTOS HISTÓRICOS DO MEIO AMBIENTE

3.1.1 Congressos, referências, encontros internacionais sobre a questão ambiental

 

3.2 O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE NUMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

3.2.1 Necessidade ética

3.2.2 Necessidade social e

3.2.3 Necessidade econômica

 

3.3. DIREITO AMBIENTAL: FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS

 

3.4 DIREITO AMBIENTAL NA CONSTITUIÇÃO

 

3.5 LEGISLAÇÃO AMBIENTAL INFRACONSTITUCIONAL

3.5.1 Política ambiental no Brasil

3.5.2 O impacto ambiental à luz da legislação

3.5.3 A ação civil pública na defesa do meio ambiente

3.5.4 O código ambiental do Rio Grande do Sul

3.5.5 Legislação sobre condutas e atividades lesivas ao meio ambiente

3.5.6 Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)

3.5.7 Aspectos processuais do direto Ambiental

3.5.8 O direito ambiental e a legislação correlata

3.5.8.1 O Código de Águas

3.5.8.2 O Código Florestal

3.5.8.3 O Código Penal

3.5.8.4 O Código Civil

3.5.8.5 O Código de Pesca

3.5.8.6 O Código de Mineração e

3.5.8.7 Outros Códigos e Leis esparsas

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas/ expositivas, com recursos audiovisuais (vídeo, datashow, retroprojetor,...), seminários, apresentação de trabalhos, discussões em grupos, fichamentos e produção textual.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida.

As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de Direito Ambiental Brasileiro. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 19. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco. 7. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental. 13. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes; LEITE, José Rubens Morato (Org.). Direito constitucional ambiental brasileiro. 4. ed.São Paulo: Saraiva, 2011.

GRANZIERA, Maria Luiza Machado. Direito Ambiental. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MARCÃO, Renato. Crimes ambientais. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

SILVA, José Afonso da. Direito ambiental constitucional. 9. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.