Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Filosofia do Direito – D

Código: 60-627

Carga Horária: 30

Número de Créditos: 02 Créditos

 

1 EMENTA

Identificação da índole filosófica do Direito. Visão crítica do fenômeno jurídico e dos elementos que integram a experiência jurídica. Análise do problema axiológico jurídico. O conceito de justiça. Visão geral das manifestações históricas do valor Justiça. Estudo dos pressupostos filosóficos que fundamentam a ciência jurídica.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Desenvolver estudo de forma crítica sobre a Filosofia do Direito, estabelecendo relações entre: Filosofia, Direito e Política.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 OBJETO DA FILOSOFIA

3.1.1 Autonomia da Filosofia

3.1.2 Graduação do conhecimento: o conhecimento vulgar e o conhecimento científico

3.1.3 Do conhecimento quanto à origem

3.1.4 Do conhecimento quanto à essência

 

3.2 DETERMINAÇÃO DA ÍNDOLE FILOSÓFICA DO DIREITO

3.2.1 Ciência e filosofia

3.2.2 Filosofia do Direito

3.2.3 Filosofia do Direito e método

3.2.4 Panorama do pensamento jurídico contemporânea

 

3.3 A ABORDAGEM HISTÓRICA DA FILOSOFIA DO DIREITO

3.3.1 Na Grécia

3.3.2 Na Idade Média

3.3.3 Na Idade Moderna

3.3.4 Positivismo jurídico e Direito natural

 

3.4 FUNDAMENTAÇÃO DO DIREITO POSITIVO

3.4.1 No Direito natural

3.4.2 Na moral

3.4.3 Na força

3.4.4 No Direito como técnica social

 

3.5 A NATUREZA DO DIREITO

3.5.1 Conceitos fundamentais

3.5.2 Dever jurídico

3.5.3 Ato jurídico

3.5.4 Intenção e responsabilidade

3.5.5 Filosofia do Direito e Ciência do Direito

 

3.6 TEORIA TRIDIMENCIONAL DO DIREITO

3.6.1 O termo "Direito" e sua tríplice perspectiva histórica

3.6.2 Normatividade e historicidade do direito

3.6.3 Fundamento, eficácia e vigência

3.7 FILOSOFIA DO DIREITO E POLÍTICA DO DIREITO

 

4 METODOLOGIA

Os métodos utilizados são aulas expositivas e dialogadas, seminários, estudo dirigido, fichamentos e produção textual.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida.

As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ADEODATO, João Maurício. Filosofia do direito: uma crítica à verdade na ética e na ciência. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

REALE, Miguel. Filosofia do Direito. 20. ed. São Paulo : Saraiva, 2002.

SIQUEIRA JR., Paulo Hamilton. Teoria do Direito. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. 4. ed. São Paulo: Martin Claret, 2009.

DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípios. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. 18. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

RAWLS, John. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997.