Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Direito Constitucional II – D

Código: 60-619

Carga Horária: 60

Número de Créditos: 04 Créditos

Pré-requisitos: 60-616

 

1 EMENTA

Estudo da atual Constituição Federal nos aspectos relacionados com a organização dos poderes, o município, a defesa do Estado e das instituições democráticas, a ordem econômica e financeira, a ordem social. Processo Constitucional.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

- Proporcionar aos alunos o conhecimento e a compreensão do Sistema Constitucional Brasileiro, em seu todo;

- Oportunizar aos alunos uma melhor compreensão dos outros ramos do Direito, através do domínio das normas fundamentais, objeto de estudo no Direito Constitucional.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 ORGANIZAÇÃO DO ESTADO

3.1.1 Organização político administrativa

3.1.2 União

3.1.3 Estados-membros

3.1.4 Municípios

3.1.5 Distrito Federal e Territórios

3.1.6 Intervenção

 

3.2 ORGANIZAÇÃO DOS PODERES

3.2.1 Poder legislativo

3.2.2 Poder executivo

3.2.3 Poder judiciário

3.2.4 Funções essenciais à justiça

 

3.3 O MUNICÍPIO

3.1.1 Competências

3.1.2 O executivo municipal: funções

3.1.3 As Câmaras políticas

3.1.4 As espécies normativas Municipais

3.1.5 O poder Legislativo Municipal: composição e atribuições

3.1.6 Controle de Constitucionalidade de Lei Municipal.

3.1.7 Finanças municipais

3.1.8 Intervenção do Estado nos Municípios.

3.1.9 Serviços públicos específicos

3.1.10 Meio ambiente: a competência supletiva do Município

  

3.4 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

3.4.1 Estado de Defesa e Estado de Sítio

3.4.2 Forças Armadas

3.4.3 Segurança Pública

3.5 ORDEM ECONÔMICA E FINANCEIRA

3.5.1 Princípios gerais da atividade econômica

3.5.2 Política urbana

3.5.3 Política agrícola e fundiária e reforma agrária

3.5.4 Sistema financeiro nacional.

 

3.6 ORDEM SOCIAL

3.6.1 Disposições gerais

3.6.2 Seguridade social

3.6.3 Educação, cultural e desporto

3.6.4 Ciência e tecnologia

3.6.5 Comunicação social

3.6.6 Meio Ambiente

3.6.7 Família, Criança, Adolescente e idoso.

3.6.8 Índios

 

3.7 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS GERAIS

 

3.8 DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS

 

4 METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas/ expositivas, com recursos audiovisuais (vídeo, datashow, retroprojetor,...), seminários, apresentação de trabalhos, discussões em grupos, fichamentos e produção textual.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, a pontualidade no cumprimento das datas de entrega dos trabalhos, a participação em sala de aula e pela prática investigativa assumida.

As avaliações serão realizadas através de, no mínimo, duas escritas, de avaliações orais, de produção textual, de produção textual e pela pontualidade no cumprimento das tarefas exigidas.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 26 ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 36. ed., São Paulo: Saraiva, 2010.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 34 ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROSO, Luís Roberto. Temas de direito constitucional. Tomo I 2. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2006.   

MENDES, Gilmar Ferreira; COELHO, Inocêncio Mártires; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. (Série IDP)

LENZA, Pedro. Direito Constitucional esquematizado. 15 ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 27. ed. atual. São Paulo Atlas 2011.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 9. ed.São Paulo: Saraiva, 2011.