Plano de Ensino

Agronomia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências Agrárias

Disciplina: Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto

Código: 70-979

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h)  (Prática: 20h)

Créditos: 04

 

EMENTA

Classificação da Cartografia. Formas e dimensões da terra. Rede Cartográfica. Fusos horários. Carta do mundo ao milionésimo. Sistemas de Coordenadas e Projeções cartográficas. Transformação de coordenadas. Tecnologia dos levantamentos cartográficos. Geoprocessamento e sensoriamento remoto. Coleta de dados. Geocodificação. Manipulação de dados. Gerenciamento de dados. Modelos digitais de terreno. Mapeamento por computador. Processamento de imagens e sistema de tratamento de imagens. Introdução ao sensoriamento remoto. Plataformas e sensores. Análise visual de imagens. Processamento digital de imagens.

 

OBJETIVOS

- Proporcionar ao aluno o entendimento da relação entre a Cartografia e a Agronomia, bem como a utilização da mesma enquanto instrumento auxiliar no ensino, pesquisa e extensão.

- Introduzir as técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto com o objetivo de formar profissionais, bacharéis em Agronomia, aptos a atuar no mercado público ou privado com responsabilidade e ética frente as tecnologias de mapeamento existentes.

- Conhecer os métodos de registro e a análise de dados georreferenciados para o diagnóstico, zoneamento e gestão territorial, com aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s).

 - Utilizar e manipular imagens de satélites. Realizar exercícios práticos com técnicas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto.

- Capacitar o aluno para realizar um mapeamento temático com o uso de geotecnologias aplicado a Agronomia.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1- Cartografia

- Cartografia: Campo e participação nas atividades agrícolas e ambientais, conceitos básicos;

- Noções e conceitos de cartografia – Esfericidade terrestre, sistemas de coordenadas globais e locais, conversão de coordenadas geodésicas para plano retangulares;

- Noções de Altimetria e geração de dados altimétricos para temas Agricultura, planejamento ambiental, planejamento de usos dos espaços em curvas de nível;

- Identificação e diferenciação da cartografia básica e temática e utilização do GPS para a coleta de coordenadas, pontos polígonos e linhas;

- Treinamento em campo para aquisição de informações e dados com o uso do GPS;

- Estruturação e manipulação de dados de Campo para a geração de um banco de dados geográfico/Cartográfico;

 

UNIDADE DE ENSINO 2- Geoprocessamento

- Conceitos e Evolução das Tecnologias de Geoprocessamento,

- Conceitos de Espaço e Relações Espaciais,

- Tecnologias Relacionadas, Tipos de Dados em Geoprocessamento.

- Projetos em Geoprocessamento.

- Sistema de Informações Geográficas: Definição e Características, Modelo e Estrutura de Dados, Entrada de Dados Geoespaciais, Base de Dados Espacial, Hardware e Software,

 

UNIDADE DE ENSINO 3- Sensoriamento Remoto

- Utilização de imagens digitais e aplicação na Agronomia;

- Identificação de tipos de sensores e imagens digitais disponíveis para estudos ambientais como apoio a cartografia e suas características;

- Interpretação cartográfica e temática das imagens digitais para interpretação de dados ambientais;

- Fotointerpretação e fotocartas aplicadas ao meio rural;

- Características Gerais das Curvas de Refletância, Sistemas Sensores: Ativos e Passivos, Plataformas e Sensores, Sistemas Orbitais, Análise Visual de Imagens, Processamento Digital de Imagens, Sistemas de Tratamento de Imagens. Processessamento de imagens e obtenção de Índices Vegetação.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias:

i) Expositiva: expositivo-dialogadas com estudos dirigidos e uso de tecnologias como multimídias e exposição de conteúdos;

ii) Ativa e participativa: professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária;

iii) Trabalhos Discentes Efetivos (TDEs): TDE está previsto na Matrizes Curricular dos Cursos de Graduação de Agronomia da URI, na modalidade de Inovação Acadêmica – Graduação Ativa, aprovado pela Resolução nº. 2736/CUN/2019. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h que poderão ser, conforme a realidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios.

No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios diversos, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe).

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina; relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgard Blücher, 2007.

SILVA, Jorge Xavier da; ZAIDAN, Ricardo Tavares (Org.). Geoprocessamento e análise ambiental: aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SILVA, Ardemirio de Barros. Sistemas de informações geo-referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas: Unicamp, 2003.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GASPAR, Joaquim Alves. Cartas e projeções cartográficas. Lisboa: Lidel, 2000.

NOGUEIRA, Ruth. E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2009.

SILVA, Ardemirio de Barros. Sistemas de informações georeferenciados: conceitos e fundamentos. Campinas: Unicamp, 2003.

CARVALHO, Marilia Sá (Org.) et al. Conceitos básicos de sistemas de informação geográfica e cartografia aplicados à saúde. Brasília: Organização Panamericana da Saúde, Ministério da Saúde, 2000.

FLORENZANO, Teresa Gallotti. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.