Departamento de Ciências Agrárias Disciplina: Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto Código: 70-979 Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04
EMENTA Classificação da Cartografia. Formas e dimensões da terra. Rede Cartográfica. Fusos horários. Carta do mundo ao milionésimo. Sistemas de Coordenadas e Projeções cartográficas. Transformação de coordenadas. Tecnologia dos levantamentos cartográficos. Geoprocessamento e sensoriamento remoto. Coleta de dados. Geocodificação. Manipulação de dados. Gerenciamento de dados. Modelos digitais de terreno. Mapeamento por computador. Processamento de imagens e sistema de tratamento de imagens. Introdução ao sensoriamento remoto. Plataformas e sensores. Análise visual de imagens. Processamento digital de imagens.
OBJETIVOS - Proporcionar ao aluno o entendimento da relação entre a Cartografia e a Agronomia, bem como a utilização da mesma enquanto instrumento auxiliar no ensino, pesquisa e extensão. - Introduzir as técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto com o objetivo de formar profissionais, bacharéis em Agronomia, aptos a atuar no mercado público ou privado com responsabilidade e ética frente as tecnologias de mapeamento existentes. - Conhecer os métodos de registro e a análise de dados georreferenciados para o diagnóstico, zoneamento e gestão territorial, com aplicação de Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s). - Utilizar e manipular imagens de satélites. Realizar exercícios práticos com técnicas de geoprocessamento e de sensoriamento remoto. - Capacitar o aluno para realizar um mapeamento temático com o uso de geotecnologias aplicado a Agronomia.
CONTEÚDOS CURRICULARES UNIDADE DE ENSINO 1- Cartografia - Cartografia: Campo e participação nas atividades agrícolas e ambientais, conceitos básicos; - Noções e conceitos de cartografia – Esfericidade terrestre, sistemas de coordenadas globais e locais, conversão de coordenadas geodésicas para plano retangulares; - Noções de Altimetria e geração de dados altimétricos para temas Agricultura, planejamento ambiental, planejamento de usos dos espaços em curvas de nível; - Identificação e diferenciação da cartografia básica e temática e utilização do GPS para a coleta de coordenadas, pontos polígonos e linhas; - Treinamento em campo para aquisição de informações e dados com o uso do GPS; - Estruturação e manipulação de dados de Campo para a geração de um banco de dados geográfico/Cartográfico;
UNIDADE DE ENSINO 2- Geoprocessamento - Conceitos e Evolução das Tecnologias de Geoprocessamento, - Conceitos de Espaço e Relações Espaciais, - Tecnologias Relacionadas, Tipos de Dados em Geoprocessamento. - Projetos em Geoprocessamento. - Sistema de Informações Geográficas: Definição e Características, Modelo e Estrutura de Dados, Entrada de Dados Geoespaciais, Base de Dados Espacial, Hardware e Software,
UNIDADE DE ENSINO 3- Sensoriamento Remoto - Utilização de imagens digitais e aplicação na Agronomia; - Identificação de tipos de sensores e imagens digitais disponíveis para estudos ambientais como apoio a cartografia e suas características; - Interpretação cartográfica e temática das imagens digitais para interpretação de dados ambientais; - Fotointerpretação e fotocartas aplicadas ao meio rural; - Características Gerais das Curvas de Refletância, Sistemas Sensores: Ativos e Passivos, Plataformas e Sensores, Sistemas Orbitais, Análise Visual de Imagens, Processamento Digital de Imagens, Sistemas de Tratamento de Imagens. Processessamento de imagens e obtenção de Índices Vegetação.
METODOLOGIA Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: i) Expositiva: expositivo-dialogadas com estudos dirigidos e uso de tecnologias como multimídias e exposição de conteúdos; ii) Ativa e participativa: professor como mediador de atividades em que os alunos trabalham em equipes e interagem com a comunidade universitária; iii) Trabalhos Discentes Efetivos (TDEs): TDE está previsto na Matrizes Curricular dos Cursos de Graduação de Agronomia da URI, na modalidade de Inovação Acadêmica – Graduação Ativa, aprovado pela Resolução nº. 2736/CUN/2019. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h que poderão ser, conforme a realidade, estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, lista de exercícios, produção de vídeos, modelagem e protótipos. A fixação dos conteúdos será por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso, atividades de laboratório e relatórios. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas, software de simulação), laboratórios diversos, sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe).
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da média final da disciplina; relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHRISTOFOLETTI, Antônio. Modelagem de sistemas ambientais. São Paulo: Edgard Blücher, 2007. SILVA, Jorge Xavier da; ZAIDAN, Ricardo Tavares (Org.). Geoprocessamento e análise ambiental: aplicações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. SILVA, Ardemirio de Barros. Sistemas de informações geo-referenciadas: conceitos e fundamentos. Campinas: Unicamp, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GASPAR, Joaquim Alves. Cartas e projeções cartográficas. Lisboa: Lidel, 2000. NOGUEIRA, Ruth. E. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. 3. ed. Florianópolis: UFSC, 2009. SILVA, Ardemirio de Barros. Sistemas de informações georeferenciados: conceitos e fundamentos. Campinas: Unicamp, 2003. CARVALHO, Marilia Sá (Org.) et al. Conceitos básicos de sistemas de informação geográfica e cartografia aplicados à saúde. Brasília: Organização Panamericana da Saúde, Ministério da Saúde, 2000. FLORENZANO, Teresa Gallotti. Imagens de satélite para estudos ambientais. São Paulo: Oficina de Textos, 2002.
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