Graduação

Administração

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

O Curso

 
O curso de Administração foi estruturado para atender às expectativas organizacionais, regionais e locais, no que diz respeito à formação de um Administrador competente, atualizado, crítico e inovador, voltado ao atendimento das necessidades de uma sociedade em constantes mutações.

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se em conteúdos atualizados, articulados com a história e a realidade, fazendo com que o ensinamento teórico seja uma parte do processo de ensino-aprendizagem. Tem por objetivo despertar e motivar o aluno a ser um agente transformador, renunciando o imediatismo e incentivando a visão estratégica e empreendedora, de longo prazo.

O Profissional
Os Administradores trabalham em organizações públicas e privadas, em diferentes áreas funcionais, de grandes e pequenos negócios, compreendendo diversos setores, tais como: industriais, agroindustriais, comerciais, financeiros, de serviços, hospitalares, escolares, governamentais.

O profissional de administração tem responsabilidade pelo planejamento, organização, direção e controle de empresas, procurando alocar, racionalmente, os recursos disponíveis, para atingir os objetivos e resultados pré-estabelecidos na gestão empresarial.
Para desenvolver uma Administração eficiente e eficaz, o profissional deve ter espírito empreendedor, capacidade de comunicação, criatividade, liderança, domínio das ferramentas de informática e idiomas, bem como saber trabalhar em equipes multidisciplinares.

O Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho do Administrador é extremamente amplo. No setor primário, poderá atuar na Administração de propriedades rurais. No setor secundário, na administração de empresas industriais e, no setor terciário, poderá atuar na administração de serviços, em empresas comerciais em geral, hotéis, turismo, imóveis, condomínios, cooperativas, factoring, consórcios, escolas, universidades, hospitais e bancos.

Considerando a especificidade de algumas áreas, o Curso de Administração contempla o que é básico para o Administrador: o desenvolvimento de habilidades técnicas, interpessoais e de comunicação, bem como, habilidades conceituais e de decisão.

Atuação
Linha de formação específica em Administração:
Administração de Recursos Humanos, envolvendo o recrutamento, seleção, admissão e demissão, treinamento, implantação de cargos e salários.

Adminitração de Finanças, efetuando controle de orçamento e de investimentos, decidindo, por exemplo, em que tipo de aplicação e empresa deve investir seu capital de giro.

Administração de Produção e Materiais, buscando racionalizar o uso de equipamentos, matéria-prima e mão-de-obra no setor produtivo.

Administração de Marketing e vendas, desenvolvendo estudos de mercado, para definir o composto mercadológico, o perfil do cliente, áreas de atuação, potencial de vendas.
 
Linha de formação específica em Comércio Internacional:
Nas áreas de atuação da Administração, bem como, em organizações privadas, industriais, comerciais e prestadoras de serviços que atuem nas atividades voltadas ao comércio internacional.
Em instituições bancárias em atividades administrativas e gerenciais, na área de câmbio e seguros no comércio internacional.
Em organizações públicas de fomento, controle e fiscalização do comércio exterior brasileiro (Ministérios, Secretarias, Banco Central do Brasil).
Organismos internacionais, Câmaras de Comércio, Associações Empresariais em atividades de gestão de negócios internacionais.
Despachantes Aduaneiros como prestador de serviços à empresas importadoras e/ou exportadoras na área de sistemática operacional para desembaraço e liberação de mercadorias.