Mostra Agropecuária apresenta novas tecnologias do agronegócio

Agronomia

Página do Curso

Mostra Agropecuária apresenta novas tecnologias do agronegócio | | URI Câmpus de Erechim

Mostra Agropecuária apresenta novas tecnologias do agronegócio

21/10/2021 - 714 exibições

   


Os cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da URI promoveram no sábado, 16, no Câmpus II da Universidade, a I VetAgro - Mostra Agropecuária. A iniciativa se constituiu numa oportunidade para o público regional conhecer várias tecnologias empregadas na área do agronegócio.



O evento teve por objetivo sensibilizar e despertar no público participante a importância econômica, social e ambiental da adoção de novas tecnologias e práticas sustentáveis tanto na Agronomia como na Medicina Veterinária. Ao mesmo tempo, também proporcionar vivências acadêmicas aos acadêmicos dos dois cursos visando contribuir na melhoria da formação profissional e pessoal, motivando-os a persistir na busca por novos conhecimentos.



O coordenador da Mostra, Mauro Antônio de Almeida, e integrante da Comissão Organizadora, disse que a I VetAgro “foi um evento muito importante para todos, pois agregou-se conhecimento, informações, tecnologia e principalmente integração e interação dos acadêmicos, professores, acadêmicos de outras instituições, empresas e profissionais da área, produtores e comunidade participante, desenvolvendo assim a interdisciplinariedade e a curricularização da extensão através de apresentação de trabalhos dos Projetos Integradores”.



A Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Daniela dos Santos de Oliveira, salientou que “a Mostra foi um evento pensado com muito carinho, pois teve o objetivo de integrar os cursos da área de Ciências Agrárias da URI Erechim e pode-se observar, então, que este objetivo foi alcançado. Tivemos o envolvimento de empresas parceiras, professores, alunos e familiares. Também foram apresentados vários trabalhos oriundos do Projeto Integrador e de curricularização de extensão, onde a comunidade externa pode conhecer um pouco das atividades acadêmicas”.



O Coordenador de Área das Ciências Agrárias, Antônio Sérgio do Amaral, afirmou: “Com certeza o evento mostrou a força da nossa área. Quando unimos Medicina Veterinária e Agronomia o resultado só pode ser excelente, pois são dois grandes cursos que se conectam entre si e estão ligados diretamente à produção de alimentos tanto de origem animal como vegetal envolvendo todos os aspectos que interferem direta ou indiretamente nessa produção. A interação foi muito positiva entre alunos, professores, empresários, cooperativas, produtores rurais e público em geral gerando muitas conexões e ganhos para todos”.



O Coordenador do Curso de Agronomia, Amito Teixeira, também integrante da Comissão Organizadora, complementou: “O objetivo do evento foi acadêmico, um encontro de empresas, familiares de acadêmicos, profissionais e produtores do agronegócio e atingiu todos os objetivos desejados”.



A acadêmica do Curso de Medicina Veterinária, Fernanda Dariva, também participante da Comissão Organizadora, falou da importância dessa experiência na organização da Mostra Agropecuária. “Foi um evento cheio de oportunidades e conhecimentos que agradaram a todos, pois tivemos pequenos e grandes animais e também da área de produção. Foi uma grande oportunidade para aqueles que têm interesse nessa área e nem sempre têm acesso a essas informações. Foi um dia diferente, de muito conhecimento, por isso, espero que tenhamos outras edições”.



Enquanto isso, a acadêmica do Curso de Agronomia, Tuane Monise Klein, também integrante da Comissão Organizadora, disse que a Mostra “marcou o retorno das atividades presenciais do agronegócio. Considero que foi um sucesso total, pois vimos os alunos e professores empenhados na realização do evento, juntamente com as empresas parceiras que nos apoiaram nessa primeira edição, nos mostrando que de fato o agronegócio não para e nunca parou. O evento contou com a participação e apoio de grandes empresas do meio rural, que trouxeram soluções e novidades para os futuros Engenheiros Agrônomos, produtores rurais, professores e amigos que estiveram prestigiando conosco. Com certeza estaremos sempre em busca de melhorias, buscando trazer cada vez mais novidades na área agrícola e prestigiando as empresas que nos apoiam. Tenho certeza que será o primeiro de muitos eventos contando com a união dos cursos da Área das Ciências Agrárias da URI Erechim”, concluiu.