Curso de Nutrição realiza Minicursos e apresentação de Trabalhos Científicos

Nutrição

Página do Curso

Curso de Nutrição realiza Minicursos e apresentação de Trabalhos Científicos | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Nutrição realiza Minicursos e apresentação de Trabalhos Científicos

03/10/2021 - 645 exibições

   


Minicursos realizados de forma presencial como também online marcaram a XIII Jornada de Nutrição e XI Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição da URI Erechim, encerradas na quinta-feira, 29 de setembro.





O Minicurso sobre “Desenvolvendo de receitas práticas - Alimentação Vegetariana e Vegana”, foi ministrado pela Nutricionista Aline Tamises Marthendal de Lima e teve lugar no Laboratório de Técnica Dietética, no Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP), onde os participantes desenvolverem habilidades e conhecimentos sobre o tema, além de degustarem as preparações.





O segundo Minicurso tratou sobre a “Nutrição Esportiva – Qual o seu objetivo? Suplementar ou não suplementar?”, ministrado pela Nutricionista Giovana Cristina Ceni, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Giovana, que foi professora da URI, abordou sobre os objetivos e a prescrição nutricional individualizada nesta área de atuação. O Curso também contou com uma atividade prática com degustação de suplementos nutricionais para prática esportiva.





Um terceiro Minicurso tratou da “Crononutrição: princípios e perspectivas na saúde humana”, ministrado pela Nutricionista Neiva Souza, com transmissão pelo canal YouTube da URI Erechim. Ela falou sobre a importância do conhecimento da fisiologia humana, metabolismo e ritmos circadianos, aspectos individuais relacionados ao cronotipo humano, importância da individualização na intervenção nutricional considerando qualidade, quantidade de alimentos e cronotipo.



A Jornada encerrou, também de forma online, com a apresentação dos trabalhos científicos, tendo como banca examinadora diplomados do Curso de Nutrição da Universidade. Foram premiados os seguintes trabalhos na modalidade Resumo: “Risco Nutricional em Pacientes Oncológicos e a Importância da Nutrição”, da acadêmica Elisa Luchetta, que foi orientada pela professora Vivian P. S. Zanardo; e o Trabalho Completo sobre “Análise da presença de micro-organismos em superfícies distintas pela técnica de Swab”, tendo como autoras as alunas Natália Buffon, Pietra Serraglio, Laura Bianchi da Costa, Maiara Dias de Arruda, Milena Dalponte e Rachei Bianchi, que foram orientadas pela professora Jamile Zeni.



As lives do evento podem ser acessadas no canal do Youtube da URI Erechim