Nutrição mostra atuação profissional no programa nacional de alimentação escolar

Nutrição

Página do Curso

Nutrição mostra atuação profissional no programa nacional de alimentação escolar | | URI Câmpus de Erechim

Nutrição mostra atuação profissional no programa nacional de alimentação escolar

01/06/2021 - 491 exibições

   


Com a finalidade de unir a teoria à prática profissional, o Curso de Nutrição da URI realizou, no dia 22 de maio, uma roda de conversa sobre a atuação do nutricionista no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A iniciativa fez parte da disciplina de Nutrição e Políticas Públicas, ministrada pela professora Jaqueline Sturmer.



As nutricionistas Cássia Cassol Damo e Patrícia Avozani, profissionais que atuam na alimentação escolar, participaram do encontro, realizado de forma remota, e contaram sobre suas rotinas de trabalho, os desafios encontrados no dia-a-dia e destacaram como estão acontecendo as adaptações para a distribuição da alimentação escolar durante a pandemia.



Além das trocas realizadas e do esclarecimento de dúvidas, o momento também possibilitou aos alunos a aproximação da realidade do nutricionista atuante na alimentação escolar, área essa que se configura como uma das principais práticas de atuação do nutricionista.



O PNAE é o mais antigo programa brasileiro na área da alimentação escolar e de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), implantado no ano de 1955. Trata-se de um programa suplementar de alimentação escolar, destinado a todos os estudantes da educação básica pública, que tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.