Mestrado em Ecologia participa de Congresso Brasileiro sobre Mamíferos | | URI Câmpus de Erechim

Mestrado em Ecologia participa de Congresso Brasileiro sobre Mamíferos

16/09/2019 - 888 exibições

   


Dois pesquisadores do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ecologia da URI participaram, de 9 a 13 de setembro, do 10º Congresso Brasileiro de Mastozoologia (10º CBMz), em Águas de Lindóia, São Paulo. O evento contou com mais de 800 participantes, oriundos de todos os estados, além de oito países, que geraram 512 trabalhos apresentados nas modalidades pôster e plenárias.

A mestranda Thuany Milesi e o professor Rodrigo Fornel, coordenador do PPG Ecologia, mostraram o trabalho “Preás (Cavia aperea) apresentam mudança morfológica rápida?”, sobre a estabilidade na evolução na forma do crânio desses animais ao longo do tempo. Além disso, a pesquisadora Raissa Prior Migliorini ganhou o prêmio na categoria melhor trabalho de mestrado. Ela apresentou em plenária a pesquisa “Os gatos não são todos iguais... investigando a morfologia craniana de um pequeno felino Neotropical”. Raissa foi orientada pelo professor Carlos Benhur Kasper (Unipampa) e coorientada pelo professor Rodrigo Fornel (PPG Ecologia URI).

A Mastozoologia é a área da Zoologia que se dedica ao estudo dos mamíferos. Nesse evento pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação se encontram para apresentar e discutir a pesquisa brasileira que vem sendo feita com a mastofauna.

Segundo o professor Rodrigo, “o Congresso foi de excelência e serviu para mostrarmos à sociedade que a pesquisa brasileira não deve em nada em termos de qualidade à pesquisa feita por países desenvolvidos. Além disso, reforça a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no PPG Ecologia da URI com instituições parceiras”.