Graduação

Engenharia Mecânica

Página do Curso

Graduação | URI Câmpus de Erechim

Engenheiro Mecânico

 
O diplomado do Curso de Engenharia Mecânica deverá apresentar competência para a gestão e planejamento de processos industriais, utilizando, na execução de suas atividades profissionais, o raciocínio lógico, crítico e analítico, demonstrando uma compreensão integrada e uma visão estratégica das relações da Engenharia Mecânica com as demais áreas do conhecimento e o meio ambiente. Deverá, ainda, resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade, bem como planejar e ordenar atividades e metas, decidindo e coordenando pessoas.
 
O Curso
A missão do Curso é formar Engenheiros Mecânicos competentes, éticos e comprometidos com o desenvolvimento social e humano, a partir de valores, como o respeito à ética, o comprometimento, o empreendedorismo e a melhoria contínua.
       
Mercado de Trabalho
As principais áreas de atuação profissional para o Bacharel são as indústrias (automobilística, metalúrgica, siderúrgica, têxtil e eletrônica), as instituições científicas e de pesquisa, bem como escritórios de assessoria e consultoria. O Engenheiro Industrial Mecânico também pode gerenciar, supervisionar, dirigir e prestar consultoria em empresas de fabricação em geral.
 
Atuação
O Curso de Engenharia Mecânica fundamenta-se na legislação da Educação Superior e na regulamentação do exercício profissional do Engenheiro Mecânico, definido pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA. O Bacharel deverá adquirir habilidades específicas que lhe possibilitem:

- aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

- projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

- planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

- identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

- supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

- avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

- atuar em equipes multidisciplinares;

- compreender e aplicar a ética e a responsabilidade profissional;

- avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

- assumir a postura permanente na busca de atualização profissional.

 

O Curso de Egenharia Mecânica da URI Erechim

 
Atividade prática é uma das características do Curso 
 
O curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim é um curso moderno em que a estrutura de laboratórios montados segue um padrão industrial, projetada para integrar o aluno ao futuro ambiente de trabalho, tornando possível a execução de diversas atividades práticas profissionalizantes durante todo o período dos 5 anos do curso. O currículo do curso é atualizado e bastante generalista, focado na formação de um profissional de Engenharia Mecânica capacitado para atuar em diferentes segmentos industriais, como a indústria de processamento de alimentos, a indústria metalúrgica, de máquinas e equipamentos, metal-mecânica, produção e utilização de energia, dentre outras, atendendo ao mercado de trabalho da região, do estado e mesmo do país.

Dentre as grandes áreas que compõem o curso estão as área de Ciência e Engenharia de Materiais, Mecânica dos Sólidos e Projeto Mecânico, Fenômenos de Transporte, Engenharia de Produção, Automação e Processos de Fabricação. O grupo de professores do curso, formado em sua maioria por Doutores e Mestres, além de ser comprometido com a formação pessoal e profissional dos acadêmicos, é atuante nas suas respectivas áreas de formação, e vem desenvolvendo pesquisas científicas avançadas nas diferentes áreas do curso, tornando possível a participação de acadêmicos nestes projetos, com o desenvolvimento de atividades de iniciação científica. Além disso, essas pesquisas possibilitam trazer para a sala de aula problemas reais de engenharia, atualizados, permitindo ao acadêmico a oportunidade de vivenciar todo o processo de desenvolvimento de tecnologias.
Aprender na prática, por meio de realização de atividades em laboratórios e execução de projetos integrados e multidisciplinares, sempre orientados pelo grupo de professores, também é uma das características do curso.

Exemplos desse tipo de atividade são os grupos de aerodesign e minibaja (protótipo de veículo), atividades discentes em que os alunos podem aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O diplomado do curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim será um profissional altamente qualificado, habilitado a desenvolver e implementar novas tecnologias, pois a formação que ele irá obter terá como característica a capacidade para identificar e resolver problemas, o que certamente representa um diferencial para ingresso no mercado de trabalho.