Infraestrutura

Engenharia Elétrica

Página do Curso

Infraestrutura | URI Câmpus de Erechim

Reserva de Laboratórios


Biblioteca

 

 

A biblioteca localizada no Câmpus II conta com acervo bibliográfico nas diversas áreas da Engenharia Elétrica, desde as disciplinas básicas e específicas até as profissionalizantes, além de possuir um ambiente propício para o estudo. A URI dispõe ainda do Portal Online Minha Biblioteca, que conta com um acervo digital de diversas obras para utilização em aula e para pesquisas, tanto para acadêmicos quanto para professores. Além disso, o curso de Engenharia Elétrica mantém e disponibiliza normas técnicas e periódicos da área para fomentar pesquisas e trabalhos acadêmicos. Igualmente, está disponível à comunidade acadêmica a consulta online das obras que estão disponíveis na biblioteca física (Sistema Pergamum), podendo ser realizadas reservas e renovações.


Laboratório de Eletrônica Analógica e Laboratório de Eletrônica Digital

 

 

Os Laboratórios de Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital encontram-se no Prédio 8 de Câmpus II, instalados nas salas 8.111 e 8.107, respectivamente, em ambientes totalmente adequados à realização de aulas práticas e trabalhos de conclusão de curso. São espaços destinados ao ensino e têm por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Elétrica, bem como de outros cursos da URI que trabalham disciplinas relacionadas à área, além de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas nos projetos dos alunos.

Dentre os equipamentos adquiridos para os laboratórios estão: computadores, osciloscópios, geradores de sinais, fontes de alimentação, kits didáticos de microcontroladores e de eletrônica industrial, reostato linear, painéis solares fotovoltaicos, multímetros digitais e analógicos. Ambos os laboratórios possuem bancadas centrais com rede elétrica monofásica e trifásica.

Disciplinas Envolvidas: Eletrônica Analógica, Eletrônica Digital, Circuitos Elétricos, Análise de Sinais, Eletrônica de Potência, Microprocessadores e Microcontroladores, Introdução à Engenharia Elétrica, Eletricidade, Instalações Elétricas.


Laboratório de Eletrotécnica

 

 

O Laboratório de Eletrotécnica está localizado no Prédio 5, no Câmpus II, instalado na sala 5.100, em ambiente totalmente adequado à realização de aulas práticas da área de eletrotécnica e trabalhos de conclusão de curso. É um espaço destinado ao ensino, e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Elétrica, bem como de atividades de pesquisa e extensão a serem desenvolvidas nos projetos dos alunos. Atualmente, esse laboratório consta com diferentes motores trifásicos e monofásicos, em funcionamento sobre bancada, de modo que os alunos do curso possam observar na prática diferentes princípios de funcionamento desses motores em ensaios.

Dentre os equipamentos adquiridos para o laboratório estão: computadores, gerador/motor de corrente, gerador/motor síncrono, motor assíncrono trifásico e monofásico, dispositivos eletromagnéticos, freios de foucault, fontes trifásicas ajustáveis, painel e kit didático da Weg, kit CLP, sensores indutivos, capacitivos e reflexivos, transformadores trifásicos 15KVA, fasímetro, analisador de energia, multimedidor elétrico, alicate amperímetro, terrômetro digital, equipamentos de medição digital e analógico. Esse laboratório possui bancadas centrais com rede elétrica monofásica e trifásica.

Disciplinas Envolvidas: Acionamento de Máquinas, Circuitos Magnéticos e Transformadores, Sistemas de Energia, Conversão, Eletrotécnica, Medidas e Instrumentações Elétricas, Instalações, Projetos Elétricos, Projetos de Instalações Industriais, Elementos de Automação, Engenharia de Automação.


Laboratório de Desenho

 

 
O Laboratório de Desenho está localizado nas Salas 8.206 e 8.207, do Prédio 8, Câmpus II. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Elétrica. Possui móveis e equipamentos específicos para desenho com réguas paralelas sobrepostas às mesas, escalímetros, esquadros e transferidores.
Disciplinas Envolvidas: Geometria Descritiva e Desenho Técnico.

Laboratório de Física

 

 

Este laboratório está localizado na Sala 2.109, do Prédio 1, no Câmpus II. É um espaço destinado ao ensino e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Elétrica. Este ambiente conta com bancadas e instrumentos apropriados para a realização de experimentos práticos.

Disciplinas Envolvidas: Física Geral A, B e C. 


Laboratório de Química

 

 

O Laboratório de Química está localizado na Sala 2.111, do Prédio 2, no Câmpus II. É um espaço destinado ao ensino e à pesquisa e tem por finalidade a realização de aulas práticas do Curso de Engenharia Elétrica.

Disciplinas Envolvidas: Química Geral e Experimental.


Laboratório de Informática

 

 

Os laboratórios de informática encontram-se nas Salas 2.200, 2.201, 2.211 e 2.103, do Prédio 2, no Câmpus II. Os espaços tem a finalidade de permitir ao corpo docente ministrar aulas teóricas e práticas, além de ser disponibilizado aos estudantes para a realização de trabalhos acadêmicos. Esses espaços contam com computadores, projetores, softwares para atender diversas finalidades, variados sistemas operacionais e internet de qualidade. Esses softwares vão desde editores de texto, planilhas eletrônicas e apresentações, até softwares de CAD e simulação computacional com o objetivo de complementar as atividades práticas físicas desenvolvidas em bancada, viabilizando todas as práticas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão que o curso promove. A URI mantém contrato para a utilização de softwares licenciados e adota também a política de utilização e incentivo do uso de softwares livres.

Disciplinas Envolvidas: Algoritmos Estruturados e Introdução à Programação, Metodologia da Pesquisa, Introdução à Simulação Numérica, Computação, Desenho Aplicado com CAD, Cálculo Numérico Computacional, Projeto de Instalações Elétricas.